quinta-feira, 31 de julho de 2008

Comunidades Fazem suas festas Juninas


Foi ao ritmo de muito forró e de muita alegria, que nos dias 19 e 20 de julho duas comunidades de nossa Paróquia, celebraram suas respectivas festas juninas, ou melhor, dizendo, Julino. Na comunidade de São Felipe em Gramoré, que celebrou seu 5º ano de Arraia, a animação ficou por conta da Pastoral da Juventude (AJS) com os grupos de jovens; JC, JS e RJ. Dentro da programação, podemos contar com a presença de algumas quadrilhas, como: Arraialdo (E. E. Aldo Fernandes), caboclinhos e a São Felipe da própria comunidade, formada por componentes dos grupos de jovens. Tivemos ainda o desfile da rainha do milho de cada pastoral e o sorteio de um balaio. Nas barracas, podíamos encontrar churrascos, comidas típicas e uma pescaria. Barracas essas que foram organizadas pelo CPC, que importância desse evento para a comunidade, disse que é de extrema necessidade, pois é uma forma de integração das pastorais e movimentos com a comunidade em geral. Disse ainda, que todo dinheiro arrecado, será usado na melhoria da capela. Há exemplo da capela de São Felipe, a comunidade de Pajuçara II, que tem como padroeiro São Domingos Sávio, também fez bonito em sua Festa Junina. Este ano celebrando seu 8º ano, contou com a participação de quadrilhas e grupos e dança. Segundo João Batista, coordenador do CPC da comunidade, o Arraia, é uma das formas que a comunidade São Domingos encontra para demonstrar para as pessoas, que um novo mundo é possível e, ainda, a importância da Pastoral da Juventude (AJS) em serem protagonistas de um evento como esse.Peçamos a interseção de todos os Santos Juninos sobre nossa comunidade Paroquial, em especial sobre nossa juventude, que está mostrando que é possível nos dias de hoje, ser um jovem discípulo e missionário.

Marcelo - Gramoré/RN

terça-feira, 22 de julho de 2008

VIGÍLIA JOVEM DO RECIFE ACONTECE DIA 09 DE AGOSTO


Com o tema "Um coração vigilante permanece no Espírito",
estará ocorrendo no dia 09 de agosto de 2008,

na quadra do Colégio Salesiano – Recife,
a XIV Vigília Jovem.

O evento começará às 21h do sábado. Durante a Vigília, viveremos momentos de espiritualidade salesiana através de música e canto religioso, dramatizações, oração e atividades em grupo. Encerraremos com a celebração eucarística.

TEMA: Um coração vigilante permanece no Espírito
PALAVRA BÍBLICA: “Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas” (At 1,8)- a mesma da Jornada Mundial da Juventude

INFORMAÇÕES: AJS (Articulação da Juventude Salesiana) – Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil
Telefone: (81) 2102.0800
Celular: (81) 9971.5881

quinta-feira, 17 de julho de 2008

CURSO DE FORMAÇÃO PARA ASSESSORES DA AJS


Foi entre os dia 5 e 6 de julho que tivemos o encontro de formação para assessores da AJS (Articulação da Jueventude Salesiana).No dia 5 tivemos como tema " O SETOR DA JUVENTUDE NA ARQUIDIOCESE" e os formadores foram Moises e kely ambos da PJ (Pastoral da Juventude) da Arquidiocese de Olinda e Recife, ele falaram um pouco sobre a importância do setor da juventude nunha arquidiocese.No dia 6 refletimos um pouco sobre um novo subsidio que trabalha mais na aréa social da juventude.O nosso próximo encontro vai ser entre os dias 2 e 3 de agosto em Aldeia - Camaragibe - PE.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

FORMAÇÃO PARA COORDENADORES




Com o tema liderança jovem, a manhã de Formação para Animadores de Grupos da AJS aconteceu no dia 21 de junho, no Centro Educacional Dom Bosco com o objetivo de desenvolver a Liderança dentro dos grupos. A manhã de Formação contou com a participação dos coordenadores dos grupos JUC, SA, EMANUEL, TRINDADE, JAC, RJ, também contou com a palavra do Pe. José Pereira, que relatou a importância desse encontro e da necessidade que temos como grupo de nos conhecermos, “a gente só ama o que a gente conhece” afirma o Pe. José. O tema Liderança foi abordado durante todo o encontro, conduzido por Mário, palestrante da manhã de Formação da Pastoral da Juventude de Areia Branca, que iniciou falando do histórico da AJS, da sua idealização, da importância dos princípios norteadores da AJS, e ainda tópicos como liderança, qualidade de um líder e os tipos de liderança, como ser um líder eficiente e o CDL foram abordados durante toda a manhã bem como a importância de termos organização em todos os aspectos. Uma manhã bastante produtiva, com cânticos, dinâmica, reflexão, partilha e acima de tudo de muito aprendizado. Espera-se que com base no que foi passado, os Animadores dos Grupos que estavam presentes possam transmitir os ensinamentos e disseminar toda motivação proposta na formação para os membros dos grupos e para a Igreja.
Pollyana - Gramoré - Natal/RN (Suporte Site AJS)

terça-feira, 8 de julho de 2008

Jornada Mundial da Juventude

Recordo sempre com grande alegria os vários momentos transcorridos juntos em Colónia, em Agosto de 2005. No final daquela inesquecível manifestação de fé e de entusiasmo, marquei encontro convosco para a próxima reunião que terá lugar em Sydney em julho de 2008. Será a XXIII Jornada Mundial da Juventude e terá como tema: “O Espírito Santo descerá sobre vocês, e dele receberão força para serem as minhas testemunhas” (Atos 1,8). O fio condutor da preparação espiritual para o encontro de Sydney é o Espírito Santo e a missão. (...)

Interrogações
Muitos jovens refletem sobre a sua vida com apreensão e formulam muitas interrogações acerca do seu futuro.
Preocupados, eles perguntam-se: como inserir-se num mundo assinalado por numerosas e graves injustiças e sofrimentos? Como reagir ao egoísmo e à violência, que por vezes parecem prevalecer? Como dar pleno sentido à vida? Como contribuir para que os frutos do Espírito ("caridade, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e temperança") inundem este mundo ferido e frágil, antes de tudo o mundo dos jovens? Com que condições o Espírito vivificador da primeira criação, e, sobretudo, da segunda criação ou redenção, pode tornar-se a nova alma da humanidade?
Não esqueçamos que quanto maior é o dom de Deus e o do Espírito de Jesus é o máximo tanto maior é a necessidade que o mundo tem de o receber e, portanto, tanto maior e mais apaixonante é a missão da Igreja de dar testemunho crível do mesmo.

Resposta em Cristo
Caros amigos, a este propósito quero lembrar a vocês algumas verdades de referência sobre as quais meditar. Mais uma vez, repetir a vocês que somente Cristo pode satisfazer as aspirações mais íntimas do coração do homem; só Ele é capaz de humanizar a humanidade e conduzi-la à sua "divinização". Com o poder do seu Espírito, Ele infunde em nós a caridade divina, que nos torna capazes de amar o próximo e de nos pormos com disponibilidade ao seu serviço.
Revelando Cristo crucificado e ressuscitado, o Espírito Santo ilumina, indica-nos a vida para nos tornarmos mais semelhantes a Ele, ou seja, para sermos "expressão e instrumento do amor que dele dimana" (Encíclica
Deus caritas est, 33). E quem se deixa guiar pelo Espírito, compreende que pôr-se ao serviço do Evangelho não é uma opção facultativa, porque sente como é urgente transmitir esta Boa Nova também aos outros. Todavia, é necessário voltar a recordá-lo, só podemos ser testemunhas de Cristo se nos deixarmos guiar pelo Espírito Santo, que é "o agente principal da evangelização" (cf. Evangelii nuntiandi, 75) e "o protagonista da missão" (cf. Redemptoris missio, 21).

Necessidade da missão
Queridos jovens, como reiteraram várias vezes os meus venerados Predecessores Paulo VI e João Paulo II, anunciar o Evangelho e dar testemunho da fé é hoje mais necessário do que nunca (cf.
Redemptoris missio, 1). Alguns pensam que apresentar o tesouro precioso da fé às pessoas que não a compartilham significa ser intolerante para com elas, mas não é assim, porque propor Cristo não significa impô-lo. Há dois mil anos doze Apóstolos deram a vida para que Cristo fosse conhecido e amado. A partir de então, o Evangelho continua a difundir-se ao longo dos séculos, graças a homens e mulheres animados pelo seu próprio zelo missionário. Portanto, também hoje são necessários discípulos de Cristo que não poupem tempo nem energias para servir o Evangelho. São precisos jovens que deixem arder dentro de si o amor a Deus e respondam generosamente ao seu apelo urgente, como fizeram muitos jovens Beatos e Santos do passado e inclusive de épocas mais próximas a nós. Em particular, asseguro-vos que o Espírito de Jesus, hoje, convida vocês, jovens, a serdes portadores da Boa Nova de Jesus aos vossos companheiros. (...)
Estejam prontos a pôr em jogo a sua vida, para iluminar o mundo com a verdade de Cristo; para responder com amor ao ódio e ao desprezo pela vida; e para proclamar em todos os cantos da terra a esperança de Cristo ressuscitado.
(Trechos da Mensagem de Bento XVI para a XXIII Jornada Mundial da Juventude, N. 7)
ver mais informações: http://www.jmjbrasil.com.br/

terça-feira, 1 de julho de 2008

Jovens organizam primeiro São João Fest em Jaboatão

Foi com muita alegria e animação que cerca de 600 pessoas incluindo crianças, jovens, adultos e idosos da paróquia Santo Amaro, em Jaboatão-PE, puderam participar do 1º São João Fest que foi realizado no dia 22 de junho no Oratório Dom Bosco.
O evento contou com a banda Lala Show, quadrilha junina, apresentação teatral, muito pé de serra e forró, comidas típicas e o principal: bastante harmonia e interação entre grupos existentes na nossa paróquia.
E agradecemos aos padres salesianos James, Sérgio e Geraldo; ao conselheiro tutelar Sergio e a toda paróquia que nos apoiaram para que esse grande evento pudesse ser realizado em nossa paróquia.

Enviado por: Alisson Verçosa

CENTRO PASTORAL DOM BOSCO


O Central Pastoral Dom Bosco era um sonho de todos os paroquianos e que a partir de agora devido a algumas iniciativas, passa a tomar “Cor e forma”, tornando-se realidade. É uma grande obra, que nasce da necessidade que a Paróquia tinha para encontros, palestras, formações e outros. Em relato, o Pároco Alfredo Boldori, disse que foram iniciativas, como: A doação do Terreno feita pela Prefeitura do Natal e a colaboração financeira de uma generosa Família Italiana, que foram de extrema importância para que o projeto, que tinha a frente o arquiteto Paulo Eudes, desse certo. Ainda em relação ao projeto, Pe. Alfredo explicou que no desenho inicial, que foi feito 2 ou 3 vezes, contava-se com a construção de uma igreja (Matriz Paroquial) dentro do terreno, que logo depois foi descartada. Além de contar com uma série de salas, o centro ainda possui uma cozinha acoplada ao refeitório, 1 salão, 1 auditório, 1 secretaria, 7 banheiros, 1 diretoria, 1 elevador de acesso a pessoas com deficiência e uma capela.


Que esse Centro pastoral venha ser aquele “Pátio Sonhado por Dom Bosco”. Um “Pátio” que é o lugar encontros, onde seja oferecido o conviver, o aprender, e o crescer e que seja também, o espaço do acolhimento, da partilha, do encontro, da solidariedade e da Festa. Será mais uma obra que colocamos sobre a proteção maternal de nossa Senhora. Ela que tudo fez e faz por todos nós.

Marcelo - Gramoré/RN