sábado, 18 de julho de 2009

Conselho da AJS em Carpina

Dando continuidade a nossa caminhada no ano de 2009, aconteceu nos dias 04 e 05 de julho no Juvenato Maria Auxiliadora em Carpina, o II Conselho Inspetorial dos Jovens da AJS. Estiveram presentes através de seus assessores / assessoras, as comunidades de: Areia Branca, Caetés, Carpina, Fortaleza – Dom Lustosa, Jaboatão – Paróquia, Lajedo, INSAF, Bongi – Paróquia São João Bosco, Noviciado Várzea e Centro Comunitário de Casa Amarela. O encontro foi uma grande oportunidade para avaliar-mos o primeiro semestre e planejarmos o segundo semestre deste ano de 2009. Bem descontraído e com a participação intensa de todos os participantes o encontro foi muito proveitoso e atendeu as expectativas. Formação, decisões, tarefas foram encaminhadas nestes dois dias em que estivemos juntos. Foi dado prioridade a programação do segundo semestre a VISITA DO REITOR MOR, Vigílias, Festival e outros momentos locais. Em breve estaremos enviando a todos os conselheiros e jovens ligados a AJS o relatório completo do encontro. Agradecemos a todos que participaram e animam com entusiasmo a juventude salesiana em todo nordeste.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Clipping Juventude

Governo e OIT lançam a publicação “Trabalho Decente e Juventude”
A Secretaria Nacional de Juventude e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), lançam dia 1º de julho a publicação “ Trabalho Decente e Juventude”, um projeto realizado em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O Documento, elaborado no contexto do Projeto de Promoção do Emprego de Jovens na América Latina (PREJAL/OIT), analisa a situação da juventude no Brasil, no período de 1992 a 2006, e apresenta alguns dos mais importantes programas desenvolvidos nessa área. Veja mais informações e acesse os dados em: http://www.oitbrasil.org.br


Lançada pesquisa sobre juventudes sul-americanas
Como a juventude é vista nos diferentes países da América do Sul? Como se posicionam jovens e adultos sulamericanos sobre temas morais, éticos e políticos? Quais as principais demandas e os problemas dos jovens na região? Estas e outras perguntas guiaram a pesquisa “Juventude e Integração Sulamericana: diálogos para construir a democracia regional”, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e pelo Instituto Pólis, e que ouviu, em seis países – Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia e Paraguai – 14 mil pessoas no segundo semestre de 2008. O estudo é o primeiro a comparar gerações na América do Sul (50% dos entrevistados foram jovens de 18 a 29 anos e 50% adultos de 30 a 60 anos).
Para acessar a pesquisa e mais informações, acesse: http://www.ibase.br ou http://www.juventudesulamericana.org.br

Anunciada assessoria provisória do Setor Juventude da CNBB
Os padres Wander Torres Costa, da arquidiocese de Mariana (MG), e Carlos Sávio da Costa Ribeiro, da arquidiocese de Natal (RN), vão auxiliar dom Eduardo Pinheiro na assessoria do Setor Juventude da CNBB. O anúncio foi feito dia 29 de junho, por dom Eduardo, bispo responsável pelo Setor. O cargo de assessor do Setor ficou vacante com o assassinato do padre Gisley Azevedo Gomes, no dia 15 de junho.

PEC e Plano Nacional de Juventude na pauta
Cerca de trinta pessoas, lideradas pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), foram recebidas na tarde do dia 2 de junho pelo presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, para discutir o Plano Nacional de Juventude (PL 4530). Na ocasião, Temer se comprometeu a colocar o Plano na pauta da Câmara já no próximo semestre, durante a Semana da Juventude, que acontece entre os dias 23 e 30 de setembro.
Depois de deixar a Câmara, o grupo dirigiu-se para o Senado Federal para pedir a aprovação da PEC da Juventude, que está pronta para ser votada a qualquer momento.A Proposta de Emenda Constitucional inclui o termo “juventude” no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal, assegurando aos jovens de 15 a 29 anos prioridade no acesso a direitos constitucionais como saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização e cultura, que já são garantidos às crianças, adolescentes e idosos.

*Os conselheiros ficaram em vigília e vários senadores se pronunciaram em defesa da matéria: Renato Casagrande (PSB/ES), Inácio Arruda (PCdoB/CE), Eduardo Suplicy (PT-SP), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), José Nery (PSOL-PA), João Pedro (PT-AM), Antônio Carlos Valaderes (PSB-SE), e Flávio Arns (PT-PR).
Com informações: http://www.juventude.gov.br