segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Vigílias jovens

Carpina - Uma noite de louvor e adoração ao Rei Jesus!!!

No último dia 19 de setembro de 2009 aconteceu no Colégio Salesiano Padre Rinaldi, a V Vigília Jovem, com a temática, “Sinais e portadores do amor de Deus”, e com o Lema “Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei” (João 15,12). Tivemos como palestrante o Padre Severino João, responsável pela Pastoral da Juventude da Diocese de Nazaré. O mesmo também coordenou o momento de Adoração. Contamos com a participação e apoio do Pe. Sérgio, que presidiu a Eucaristia e passou toda noite da vigília na assessoria, junto com o salesiano Alexandre, os aspirantes e uma boa equipe da Paróquia de São José.
O evento iniciou às 21h e terminou ao clarear do dia, por volta das 05h30. Foram oferecidas 12 oficinas. Estiveram presentes mais de 450 jovens de toda cidade de Carpina além de um grupo de Jaboatão/Curado, com o apoio da Salesiana cooperadora Lia. Mais de 40 pessoas trabalharam na preparação, entre eles: os aspirantes, as Irmãs Dorotéas, Irmãs Damas Cristãs, Comunidade Boa Nova, Obra de Maria a Pastoral de Comunicação da Paróquia de São José e um grande número de casais da Pastoral da Família, jovens da ADMA do Colégio e da Paróquia, Crismandos, grupos jovens das comunidades, e grupos da paróquia do Sagrado Coração de Jesus e Santo Antonio. Durante a vigília destacamos ainda os vários momentos marcantes: a Eucaristia; a Santa missa; o momento de louvor; a adoração ao santíssimo com todos os participantes; o bom trabalho realizado nas oficinas; a experiência do Luau (que foi maravilhoso com a participação da juventude presente e do grupo –VXB –de Recife e Nazaré). Encerramos o evento com a bênção de Nossa Senhora Auxiliadora. Somos gratos a Deus pelo sucesso desta V Vigília Jovem, temos também um reconhecimento especial à Juventude pela participação e a equipe que trabalhou com dedicação e carinho

Gramoré - 12ª edição

Uma vez por ano somos agraciados por um evento proposto pela inspetoria e promovido por nossa paróquia chamado Vigília Jovem. Um momento em que paramos para refletir situações em nossa vida e nos é feito o convite de reavivá-la em Jesus Cristo. Esse ano o dia escolhido foi 12 de setembro, a proposta da Vigília foi refletirmos sobre “Sinais e portadores do amor de Deus” como tema e “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” como lema. Feita com muito carinho, o momento de recolhida durante a madrugada, tornou diferente o que estamos acostumados a viver e faz com que rezemos de uma maneira especial. Iniciamos nosso momento com a Celebração Eucarística às 22h30min presidida por nosso querido pároco Padre Francisco, que nos deu orientações com suas belíssimas palavras para darmos o ponta-pé inicial naquela noite. Logo depois todos os jovens presentes (cerca de 150) se encaminharam para o salão onde tivemos uma animação feita pelos jovens ‘Feijão’ (é assim que o chamamos); Juliano (o ninja do violão); Cibele (relembrando os tempos de Banda da PJ) e Ranieri (esse que vos escreve – eu pelo menos tentei cantar...). Os jovens mostraram-se bastante animados e empolgados enquanto as músicas rolavam. Logo depois em um momento de mais calma, os jovens puderam ver o primeiro vídeo da noite. Logo depois disso, os jovens foram divididos em oito subgrupos (assim que chegaram à Vigília, cada jovem recebeu um crachá com seu nome e com um nome de um ramo da família salesiana atrás). Os coordenadores dos grupos foram encarregados de ficar nas salas com um ramo da família, cada um com suas dinâmicas, despertando os jovens a entenderam mais sobre o assunto proposto. Como ninguém é de ferro, demos uma pausa para o lanche com mais música e animação que levou a juventude presente a uma alegria só (foi de arrepiar amigo!). Cantamos, rezamos e às 5h45min encerramos com muita alegria nossa Vigília Jovem de 2009. Um agradecimento especial a todos que se esforçaram para que nossa Vigília fosse esse momento marcante na vida de cada um que esteve no centro pastoral naquela noite. Ate 2010 se Deus quiser!

Fortaleza - Dom Lustosa
No dia 19/09 das 14h as 19h , realizou-se com grande êxito o acontecimento da “Vigília” Jovem salesiana, depois de 1 ano sem a realização do evento. Os participantes foram acolhidos com grande amor e entusiasmo pelos jovens do colégio Juvenal de Carvalho. Após este momento, deu-se início a oração de abertura, tendo como ícone Jesus crucificado, onde o contemplamos frente aos inúmeros problemas sociais. Todos os momentos foram vivenciados com grande entusiasmo e alegria e com a participação integral dos 350 jovens presentes, representando cada qual a sua escola, de forma muito significativa. Tivemos como palestrante o salesiano Rafael, que de forma muito dinâmica e enfática contagiou toda a platéia juvenil com a abordagem do tema: “Ser sinal e portador do amor de Deus”. Um outro momento importante da tarde foi a realização dos grupos de partilha, com a finalidade dos jovens expressarem concretamente seu pensamento diante do tema abordado na palestra. Ao final da tarde, a Celebração Eucarística foi presidida por Pe. Demontier, que focalizou ainda mais aos jovens a se tornarem sinais do amor divino frente a uma sociedade descrente do amor de Deus. Louvemos a Deus por mais este momento na caminhada da AJS do Ceará.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

concurso para Cartaz do Festival

Tema: “FAMÍLIA SALESIANA – UM VASTO MOVIMENTO PARA A SALVAÇÃO DOS JOVENS”

Lema: “Da mihi animas, cetera tolle”

1. O cartaz poderá ser ilustrado com:
Foto (desde que a foto esteja com o direito autoral autorizado, caso não esteja, o mesmo poderá ser excluído do concurso), desenho, colagem, montagem, pintura ou outra forma. Deverá constar no cartaz o tema e/ou o Lema

2. A autoria poderá ser de uma pessoa ou de um grupo de pessoas.

3. Se a produção do cartaz envolver o uso de imagens ou criação de outra pessoa, será necessário que a sua utilização esteja devidamente autorizada pelos autores e, no caso de imagens de pessoas, que estas tenham autorizado a sua veiculação.

4. A data limite para a apresentação dos trabalhos é 14 de setembro de 2009.

5. A seleção definitiva será na sede da INSPETORIA, durante a reunião da
Comissão Organizadora.

6. A explicação do cartaz elaborada pelo autor poderá constar do subsídio.

7. A premiação deste concurso é a publicação do cartaz e a divulgação do
autor, o autor não pagará a taxa de inscrição do festival.

Pe. Gilberto Antônio, SDB
Ir. Elizabeth Pastl, FMA
Delegados inspetoriais para AJS