segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

XXIII Edição da Romaria Jovem – Recife: Alegria, Fé, emoção num só lugar!


Romaria Jovem/PE

Durante o mês de maio umas séries de Romarias Jovens acontecem nas delegações comandadas pela Inspetoria do Nordeste, que tem sua sede em Recife – PE. Desde as primeiras Romarias deste ano, que se iniciaram no dia 5 de maio, pode-se ver e sentir a alegria Salesiana na juventude. A última romaria aconteceu no dia 26 de maio e foi em Recife, cidade sede da Inspetoria do Nordeste Brasileiro, e foi organizada pelas Inspetorias dos Salesianos e Salesianas, onde os delegados são Padre Eudes Barreto e Irmã Beth.
A XXIII edição da Romaria Jovem de Recife iniciou às 9h com a celebração da Santa Missa no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Lá estavam jovens de vários lugares do Nordeste como Juazeiro, Natal, Fortaleza, Salvador, Carpina, Moreno, Aracaju e João Pessoa, representando várias expressões do Movimento Juvenil Salesiano (MJS), como a Comunidade de Jovens Cristãos (CJC) e a Articulação da Juventude Salesiana do Nordeste (AJS). Após a Missa teve inicio a Romaria, que na frente seguia com uma réplica da cruz símbolo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) carregada pelos jovens e também o boneco de Olinda com as feições de Dom Bosco representando o Santo da Juventude.
Romaria Jovem/PE
Assim que iniciou a caminhada houve a primeira parada para a apresentação de dança da juventude da Paróquia e Oratório de Bongi, que foi uma belíssima encenação monstrando jovens exaltando Nossa Senhora Auxiliadora, a Padroeira dos Salesianos. A caminhada continuou com animação, pulos, sorrisos e alegria conduzidos ao som do Ministério Reluzir, de Jaboatão/Moreno, jovem nenhum ficou parado, muitas pessoas saíram de suas casas e iam para para prestigiar, rezar e se alegrar com a juventude de Dom Bosco. Em entrevista aos “Jovens Comunicadores Salesianos/Equipe Suporte” a Senhora Emilia, residente no bairro dos Coelhos, não poupou elogios, em lágrimas de emoção ela disse: “Fico muito feliz em ver esses jovens aqui renovando a Igreja, sou católica e gosto muito disso, todo ano venho para a esquina ver. É lindo demais! lindo demais!”, afirmou ela.
Chegando ao Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP) aconteceu um dos momentos mais emocionantes da Romaria, a banda Reluzir parou de tocar para não incomodar os enfermos do hospital, e ao invés de musicas dançantes os jovens estenderam suas mãos em direção ao hospital e começaram a rezar em prol das pessoas doentes. A oração forte e precisa fez com que muitos daqueles que estavam dentro do IMIP fossem para as janelas, assim juntos todos rezaram a Nossa Senhora e ao Nosso Senhor Jesus pela cura daqueles que sofrem, foi tocante ver todas as janelas do hospital lotadas de crianças, idosos e adultos, que juntamente com os jovens realizaram a mais bela oração de solidariedade pelo próximo. Depois desse belo momento a Romaria seguiu em silencio até o fim do hospital, e em seguida continuou com a alegria contagiante que estava conduzindo tudo desde o inicio.
Romaria Jovem/PE
A Romaria ainda contou com a participação de Yves Justino, coordenador da AJS Gramoré, que cantou o a música tema da séria “A AJS vai invadir essa cidade!”. Quando já estava chegando ao seu final o trio elétrico ficou para trás, e os jovens seguiram em procissão, em forma de romaria tradicional, trazendo a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora eles foram pela Rua Joaquim de Brito até a Basílica do Sagrado Coração. Lá houve a benção de Nossa Senhora regada com muita água benta.
Houve o intervalo, enquanto alguns jovens de Carpina, Caétes (bairro de Abreu e Lima), João Pessoa, Moreno, e Mustadinha (bairro de Recife) se preparavam para as apresentações no ginásio. As apresentações vieram trazer um brilho a mais ao encerramento da Romaria Jovem 2013, deixando todos com entusiasmo e de sabor de dever cumprido, que é levar a alegria, oração e boa vontade aos jovens, assim como o pai e mestre Dom Bosco ensinou.
Por Bellynha Pereira