domingo, 31 de agosto de 2008

ORATÓRIO FESTIVO

No segundo semestre de 2008 a AJS de Gramoré assumiu o Oratório Festivo aos domingos. Mas só agora os membros dos Grupos receberam a primeira formação de Caridade Pastoral e Oratória Festivo. Organizado pelo o seminarista Elder com a participação de Pe. Pereira. Foi na Vivenda Dom Bosco casa de Praia em Cotovelo, município de Parnamirim/RN nos dias 22 e 23 de agosto.
Na sexta-feira, 17 Animadores chegaram por volta das 21h30min logo eles foram se acomodado e em seguida deram inicio a Formação assistindo o filme de Dom Bosco para entender melhor como foi fundada essa grande congregação Salesiana.
No sábado após o café e a oração da manhã, Pe. Pereira faz uma troca de idéias fala um pouco sobre a Caridade Pastoral e nos mostra uns slayds de Dom Bosco. Logo foi dividido sob-grupos para partilhas, feito isso os sub-grupos apresentaram e mostraram o que tinham entendidos. Pe. Pereira fez o fechamento do tema explicando mais a caridade que Dom Bosco tinha pelos os seus Jovens. Intervalo e lanche para todos.
Na segunda parte da Formação o seminarista Elder explora o próximo assunto que foi: Estudando o Oratório. Nova divisão de grupos e reflexão individual sobre Oratório Festivo. Os mesmos grupos fizeram uma apresentação com cartazes terminando a formação teórica desse projeto (Oratório Festivo).
Depois do almoço restava aproveitar bem a tarde de lazer que a Vivenda Dom Bosco nos oferecia com: piscina, quadra de vôlei e a belíssima praia de Cotovelo.
A noite, em quanto o transporte não chegava, fizemos um avaliação rápida de toda a Formação no velho e bom método salesiano que bom, que pena e que tal.
Foi um final de semana muito importante para os representantes dos Grupos da AJS, motivado a inda mais o interesse de dar continuidade o trabalho do nosso pai e mestre Dom Bosco.


Maratá - Natal-Gramoré/RN

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Padre João Carlos completa 25 anos de sacerdócio

Nesta quinta-feira, dia 28, o Padre João Carlos Ribeiro Rodrigues, salesiano, comemorará seus 25 anos de sacerdote. A data será celebrada no Santuário Sagrado Coração, no Colégio Salesiano Recife, às 15 horas.

Para o evento, estima-se a participação de 1.000 pessoas, entre fiéis e religiosos, não só de Pernambuco, mas como de diversos estados.

Além dos salesianos do Nordeste, padres das dioceses de Olinda e Recife, Nazaré da Mata e Caruaru já confirmaram presença. Irmãs salesianas e membros de outras congregações também participarão da celebração
.

Padre João Carlos é atualmente o superior provincial da congregação salesiana no nordeste. Cantor e autor de várias músicas, já fez mais de 1.500 shows com sua carreta-palco e já
tem 7 CDs gravados e 2 DVDs. Também é conhecido pelos seus programas de rádio e TV.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

ENCONTRO DO POVO DE DEUS


Domingo passado 17 de Agosto, realizou-se o II Encontro do povo de Deus no ginásio Dom Bosco. Esse Encontro Reuni as 5 paróquias que Forman XI Zonal da Arquidiocese de Natal, Dom Bosco, Santo Antonio de Pádua, Santana , Nossa Senhora de Fátima, São Miguel e Santa Luzia .O Encontro começou às 8h com a acolhida de São Miguel. A oração inicial ficou por conta de Santana, Pe. Alfredo deu a Palavra de abertura em seguida o Diac. Adilson explorou a tema de abertura frisando bem o ano da Juventude.No decorre da programação foi realizado o Festival de Musicas na seguinte seqüência: Grupo Grãos de Mostarda Santo Antonio de Pádua (Parque dos Coqueiros) com a música Nova Missão, Karina Taynan e Banda de Nossa Senhora de Fátima (Parque das Dunas) com a música Missão de Amor, Ministério São Gabriel de Santa Luzia (Nova Natal) com a música Juventude Evangelizando, Isaias 12 do Dom Bosco (Gramoré) com a música A Videira e Pastoral e Canto de Santana (Solidade) com a música Vamos ser Missionário. Todas as paróquias vieram muito espiradas e capricharam nas letras das musicas. E quem irá representa o nosso Zonal no Festival em Uruaçu será a Paróquia de Santana a primeiríssima do Festival. A paróquia Dom Bosco ficou em 2º lugar na classificação.Depois do Festival de Musicas todos saiu em procissão até a igreja Matriz de Dom Bosco, onde foi realizada uma bonita Celebração Eucarística. A igreja ficou repleta de fieis.O Encontro do Povo de Deus veio no seu II ano mostrando a união presente das paróquias do XI Zonal, umas das mais organizadas de Natal.

Maratá - Natal-Gramoré/RN

terça-feira, 19 de agosto de 2008

XIV VIGÍLIA JOVEM DO RECIFE

Na noite do dia 9 de agosto, na quadra do Colégio Salesiano, 350 jovens do Recife e cidades vizinhas participaram da Vigília Jovem organizada pela AJS. Com o tema: “Um coração vigilante permanece no Espírito” e inspirados pela palavra bíblica: “Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas” (At 1,8), os jovens passaram a noite em oração, escuta da Palavra de Deus, reflexão, adoração e celebração.

Desde os primeiros momentos, animados pelo som da Banda Nova Aliança, do Sagrado Coração, e guiados pelas reflexões do grupo Luz Divina, do Vasco da Gama, os participantes entraram num clima de vigília e de oração.

Em seguida, o Pe. Benevides aprofundou o tema sobre o Espírito Santo e dois jovens deram seu testemunho (Roberta, da comunidade Shalom, falou da Jornada Mundial da Juventude, e Lucas Samuel, da paróquia de Jaboatão, sobre sua vivência cristã). Pe. Fábio, juntamente ao grupo do Bongi, animou o momento de adoração, enquanto vários Padres atendiam ás confissões.

Depois do intervalo, os jovens de Jaboatão coordenaram a oração do terço missionário e vários assessores assumiram os mini-fóruns, durante os quais os jovens refletiram sobre ação do Espírito Santo em cada momento da vida cristã. No final, já de madrugada, houve a celebração eucarística, animada pelo coral e banda de Caetés, que encerrou esta bela experiência que viu muitos ‘corações jovens’ permanecerem vigiando a noite inteira.

Ver fotos na galeria da AJS de Jaboatão:
http://picasaweb.google.com.br/alissonmecanico/VIGILIAJOVEM2008#

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Curso de Assessores 2008 - 7 etapa

Nos dias 2 e 3 de agosto, aconteceu a 7º etapa do curso de Assessores de Pastoral Juvenil Salesiana. Participaram 17 jovens animadores nas comunidades de Recife, Jaboatão, Carpina, Caetés e Lajedo. O assunto deste encontro foi o Projeto Educativo Pastoral Salesiano – PEPS. Para concluir as temáticas, Pe. Fábio apresentou aos assessores a figura de Maria, como modelo de discípula e missionária de Jesus. O próximo encontro (dia 8 e 9 de novembro) será de “saudade” e encerramento do curso, com apresentação, por parte dos assessores, de seus trabalhos.
A avaliação foi bastante positiva, por parte de todos. Eis alguns depoimentos.

“Este curso trouxe para mim uma experiência muito marcante, tanto em conhecimentos como em espiritualidade. Me senti chamada a servir minha comunidade, a animar a acolher os jovens, apesar das dificuldades”.

“O curso foi uma oportunidade de aprofundamento na Espiritualidade Juvenil salesiana de forma ampla e prática”.

“O curso de formação deixa-nos enriquecidos de uma bagagem que muito nos ajudará na nossa vida espiritual e social, pois começamos, aprendendo, a criar nosso próprio projeto de vida”

“O curso despertou em mim uma vontade de entrega total ao projeto de Deus”.

“Foi oportuno porque favoreceu uma abertura sobre a realidade juvenil e os seus desafios. Todos os módulos apontaram sobre as situações concretas dos grupos, dos assessores, despertando assim o interesse de aprofundar o conhecimento acerca da Pastoral Juvenil (Igreja, CNBB, PJS...) na busca de apropriarmo-nos desses conteúdos, aperfeiçoando a nossa prática”.

Pe. Luiz De Liberali

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

ENCONTRÃO JOVEM EM LAJEDO - PE

No domingo, dia 27 de julho, aconteceu o encontro dos grupos de jovens da AJS a região de Lajedo, com o tema: “No coração está o segredo de educar”, enfatizando assim a “arte de amar” de Dom Bosco. Depois de um momento de acolhida e oração, o grupo de adolescente da Imaculada apresentou o encontro de Dom Bosco com o primeiro oratoriano. Em seguida o jovem salesiano Marivaldo explanou o tema, dentro da estréia do Reitor-Mor. Divididos em 4 grupos, os jovens aprofundaram a relação coração-educação, apresentando, no final do dia, suas reflexões. A celebração eucarística encerrou este dia.
Eis o que um grupo escreveu: “Acreditamos que com uma boa formação, tendo sempre esperança e levando nosso testemunho ao próximo, transformaremos esse ‘caos’ em dons. Um desses dons nos move a todo instante e no encoraja a continuar nossa caminhada, seguindo sempre em frente e superando os obstáculos que aparecem no nosso caminho. Esse dom também nos leva a educar os jovens como Dom Bosco fazia, com toda bondade no coração, tornando-se amigo deles”.
Escrito por: Pe. Luiz De Liberali