segunda-feira, 22 de setembro de 2008

CONGREGAÇÕES E JUVENTUDE

O Encontro Nacional de Congregações que trabalham com Juventude, organizado pelo Setor Juventude da CNBB, aconteceu de 11 a 14 de setembro na casa de retiros São José, em Belo Horizonte.

Participaram 61 pessoas, sendo, na grande maioria, religiosos e religiosas pertencentes a 26 Congregações, diretamente ligados aos trabalhos com os jovens, em 15 Estados do nosso país. Além de representantes de alguns Centros de Juventude e alguns leigos engajados nesta missão da Igreja no Brasil.

O tema central do encontro foi: “Vida e missão da Vida Religiosa no chão das Juventudes”, com o objetivo de “gerar um processo dinâmico de comunhão e participação que favoreçam o intercâmbio entre as experiências que se realizam pelas Congregações” (Cf. Doc. 85, n. 189).

O primeiro dia foi de acolhida, entrosamento e animação, motivados pelo Pe. Gisley, assessor do Setor Juventude, e Frei Rubens, assessor nacional da CRB. Á noite, Carmem Lúcia da CAJU (Casa da Juventude de Goiânia) fez memória da caminhada desses 13 anos de encontros. Entre outras provocações ela nos disse: “No caminho identificamos o processo!”

No segundo dia, pela manhã, depois da oração do Ofício Divino da Juventude, Pe. Nelito nos ajudou a refletir sobre as novas Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil (2008-2010). Divididos em seis grupo, partilhamos os anseios e as alegrias da Igreja para com a Juventude, em vista de “experimentar a alegria de ser discípula missionária, para que nossos povos tenham Vida” (DGAE n.1). À tarde, foram apresentadas duas propostas: a proposta do CELAM para a recepção do Documento de Aparecida e o Curso pós-graduação a distância em adolescência e juventude.

A oração, realizada ao ar livre com o Ofício Divino da Juventude, abriu o terceiro dia. Depois de uma memória histórica feita pela Carmem Lúcia, para observar os movimentos acontecidos ao longo da caminhada e para identificar melhor os sonhos futuros, divididos em sete grupos, os participantes tiveram a oportunidade de partilhar os projetos pastorais, junto à juventude e seus assessores. À tarde, foram apresentados elementos importantes, escolhidos nos grupos, para os cinco projetos propostos pelo Setor Juventude: Políticas públicas, mística e espiritualidade, Projeto de vida, Grupo e comunidade, Assessoria e acompanhamento.

No último dia, após a oração, Frei Rubens fez algumas colocações sobre a prioridade “juventudes” da CRB nacional. Ele disse: “Constata-se que a vida religiosa está longe da juventude e por esse motivo o foco desta prioridade são os jovens que estão fora da realidade eclesial”. Toda assembléia refletiu e contribuiu sobre esta prioridade, fazendo uma ligação com o projeto “Novas Gerações”. Também foi analisado o relacionamento das Congregações dentro do Setor Juventude, lançando propostas para o próximo encontro nacional. O compromisso geral dos participantes poderia ser resumido nestas frases: “Não tenho dúvida que somos apaixonados pela juventude” – “É um direito dos jovens ser acompanhados e um dever dos adultos acompanhá-los” – “O planejamento é muito mais que escrever um documento: é uma postura de vida”.

 

P. Luiz De Liberali

Nenhum comentário: