terça-feira, 30 de setembro de 2008

XI Vigília Jovem – Natal/Gramoré

Último final de semana de setembro (27 – 28) concluído com algo especial em nossa paróquia. Celebramos mais uma Vigília Jovem, momento de graça, reflexão, animação e muita oração, em um evento que se destaca pelo "diferente" das outras organizadas durante o ano, esta mais uma vez preparada pela AJS local e vivenciada desde seu início até seu momento de conclusão.



Já eram 22h30min quando os jovens, não muitos adolescentes, começaram a chegar ao Centro Educacional Dom Bosco. Fomo-nos dirigindo ao pátio do CEDB – Centro Educacional Dom Bosco para nosso primeiro momento (Acolhida), recebida com muito carinho pela Banda MdD – Misericórdia de Deus, que animou e juntamente com os coordenadores conduziram as orações iniciais, fazendo-os refletir sobre tudo que eles iriam passar durante a madrugada. Ainda em clima de oração, todos foram conduzidos ao salão principal do CEDB onde estava toda ornamentada a luz de velas em volta do crucifixo de Jesus (Não poderia ser outro né?!). Demos partida para o segundo momento (Celebração Penitencial), lá junto com cantos de reflexão, textos foram lidos, palavras foram professadas, interpretações foram feitas... Tudo para que todos os jovens (Cerca de 250) pudessem refletir sobre o tema: "Um coração vigilante permanece no espírito". Apesar de muitas interrupções o momento foi belíssimo questionando várias vezes: O que o jovem precisa hoje em dia? Nesse clima de questionamentos e de paz, muitos se encaminharam para as confissões (Padres disponíveis) e outros foram fazer suas orações na igreja esperando pela missa. Quase meia noite, demos início ao terceiro momento (Celebração Eucarística), animado pela Banda FdJ – Filho de João, tivemos nosso ápice de encontro com Deus, que é a eucaristia. Celebrada por Pe. Diego (Que nos passou uma mensagem linda na homilia) e co-celebrada por Pe. Alfredo, a missa foi o marco, um sinal de que a madrugada iria ser maravilhosa.


Ao final da missa os sacerdotes foram conduzindo o sacrário em procissão até a capela ornamentada no Centro Pastoral da paróquia. Uns minutos de calma... Até que todos foram conduzidos ao salão do Centro Pastoral, e a calma voou. Eis que iniciava o quarto momento (Show Louvor). Meio tímidos os jovens foram se soltando e depois a alegria já tomava conta de todos. A Banda FdJ abriu o show com muito pop/rock agitando a galera, e logo em seguida veio a Banda MdD que com o tradicional axé encantou a todos, fazendo com que todos dançassem até suar. Intercalando entre as bandas o grupo de artes cênicas Trindade fez sua apresentação também, mas sua participação mais importante veio depois (Já já você sabe...). Com uma pausa pro descanso e um lanche maquiado, partimos para o quinto momento (Via Lucis). No pátio do Centro Pastoral, foram distribuídos pelo chão, várias bandeiras com os números das estações da Via Lucis. Os jovens foram caminhando, passando de estação em estação, enquanto Niely lia a passagem bíblica e o grupo Trindade fazia uma belíssima encenação sobre a passagem lida (Essa participação que estava falando, muito show). Nessa caminhada saímos do Centro, caminhamos pela rua lateral, entramos na paróquia, e depois de todas as estações chegamos à igreja (Voltamos a ela) para encerramos a Vigília com o sexto e último momento (Adoração ao Santíssimo). Conduzido por Pe. Pereira e o casal (Salvadores da noite – diga-se de passagem) Yan e Tessia, fizeram o momento se tornar brilhante, fez com o que os jovens saíssem com um fervor diferente no coração. As 06h da matina recebemos a benção e pudemos ir pra casa, contentes pelo amor brotado em cada um e por tudo que vimos nesta madrugada.


O evento teve uma programação de "primeiro mundo", estão de parabéns todos que se empenharam para fazer valer a pena e acontecer tudo nesta Vigília. Apesar da intensa participação ate o final do evento, o evento poderia ter sido perfeito, se eles mesmos que estavam participando (Os infanto-juvenis) levassem mais a sério os momentos de reflexão. Quando no primeiro momento foi-se questionado o que o jovem precisa hoje em dia, eu responderia, fazendo uma avaliação geral, que precisa de mais responsabilidade. De mais maturidade. De saber a diferença entre ficar quieto/escutar e pular/divertir, do bem e do mal, da salvação e da condenação. Pois isso que falo não é pesado, isso é realidade.
Veja as fotos

Ranieri - Natal/Gramoré - RN

Nenhum comentário: