quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Está chegando o Festival da Juventude Salesiana


Nesta sexta-feira começa do 13º Festical da Juventude Salesiana, que este ano traz como tema "Jovens provmovendo os direitos Humanos. Já temos o estimativa de 900 jovens participantes, vindos de diversas localidades do nordeste.

Veja abaixo trecho da mensagem deste ano do Reitor-mor aos Jovens, que inspirou o tema do festival:

DA MENSAGEM DO REITOR-MOR AOS JOVENS

Quero indicar-vos um campo privilegiado para este empenho. Quero referir-me à educação e à defesa dos direitos humanos, em particular a defesa dos direitos dos menores. Hoje fala-se muito e, frequentemente, se proclamam os direitos humanos, mas também com frequência parece evidente que estes direitos não são respeitados, sobretudo quando se trata dos direitos dos mais desfavorecidos, dos pobres e indefesos. Vós mesmos sois testemunhas: na escola ou entre os companheiros, facilmente se abusa dos mais débeis; no mundo do trabalho são explorados sem escrúpulo os mais jovens; ainda mais penosa é a situação de muitos menores que ficam indefesos perante grupos sociais e políticos que apenas procuram os próprios interesses e vantagens económicas. O respeito e a defesa dos direitos humanos, e de modo especial dos direitos dos menores, é, antes de mais nada, uma responsabilidade pessoal de cada um de nós, começando no nosso contexto de vida quotidiana.

O Sistema educativo de Dom Bosco é um instrumento precioso para o reconhecimento e a promoção dos direitos humanos. Nele aprendemos a considerar cada jovem responsável e protagonista da sua vida e da própria educação. Tornamo-lo objeto de protecção, compreendendo suas especiais necessidades, e ajudamo-lo a tornar-se sujeito responsável e conhecedor dos seus direitos. É isto que significa ver os jovens com os olhos de Dom Bosco e amá-los com o seu coração. Significa acreditar no valor absoluto da sua pessoa, reconhecer em cada um deles a dignidade de filho/a de Deus; significa ter confiança na sua vontade de aprender, de estudar, de sair da pobreza, de tomar pela mão o próprio futuro.

Abri vossos olhos, queridos jovens! Vede quantos rapazes e moças, adolescentes e jovens no vosso bairro, na vossa cidade, na escola ou nas fábricas, procuram uma melhor qualidade de vida, lutando para ser aceites sem medo, para ter uma oportunidade de trabalho, para ter um lugar na escola. Olhai para eles com o coração de Dom Bosco e abri-lhes o vosso coração. Procurai colocar-vos do seu lado, promovendo alguma coisa a favor da sua educação ou oferecendo a vossa ajuda e a vossa defesa diante daqueles que pisam os seus direitos. Vós podeis fazer muito! Colaborai portanto com todas as vossas energias e possibilidades para que também eles possam tornar-se cidadãos ativos e responsáveis na sociedade.

Estar do lado destes jovens empenha-nos a ser construtores duma humanidade nova, onde o ponto de referência é uma verdadeira cultura dos direitos humanos. Somos chamados a ser capazes de dialogar, persuadir, em última instância, prevenir as violações dos mesmos direitos, antes que puni-las e reprimi-las. Devemos ser responsáveis com uma atitude ativa e crítica e, ao mesmo tempo, com uma ação solidária e em rede, superando medos, inibições, individualismos que nos fecham na pequenez dos nossos interesses e das nossas vantagens.

Pe. Pascual Chavez Villanueva, Reitor-Mor

Nenhum comentário: