segunda-feira, 14 de maio de 2012

14º ROMARIA JOVEM - Natal/Gramoré


        Dia 06 de maio aconteceu em nossa paróquia a 14º Romaria Jovem promovida pela AJS (Articulação da Juventude Salesiana). Com o tema: “Eis aí a tua mestra” e o lema “Com Maria escutemos o grito dos jovens”. Mais um ano a juventude paroquial quis trazer a velha, mas sempre inovadora mistura de alegria e evangelização através da lembrança e devoção a mãe de Deus.
        Para quem não está acostumado ou nunca vivenciou uma Romaria pode até imaginar aquelas grandes caminhadas tradicionais do interior de vários estados, com preces, orações e cantos marianos calmos. Bom, a que a AJS promove tem outras características e se difere e muito das tradicionais. Com um trio elétrico pelas ruas, a Romaria busca fazer da manifestação da alegria um ato de devoção por Nossa Senhora.
        Mesmo aparentando ser um carnaval fora de época, o evento atinge todos os ramos da fé. Tem missa, apresentações culturais e religiosas, música...  Uma  mistura  do  que Deus pode dar de melhor para uma juventude seguidora Dele e de Dom Bosco. E esse ano como foi?!
        Iniciando com a Santa Missa ao lado do Ginásio Nélio Dias, a programação da Romaria não poderia ter começado melhor. Principalmente pelo celebrante, o delegado inspetorial Pe. Devyson. Com seu carisma e dinamismo, o delegado mostrou por que tanta gente o admira e porque foi escolhido para exercer a função de líder junto à articulação em nível de Nordeste. Sua homilia demonstrou o reflexo de Dom Bosco, o reflexo de Jesus Cristo. Impecável! Logo em seguida o Grupo de dança “Nos Passos de Cristo” fez uma apresentação para esquentar e balançar o esqueleto de quem assistia... “Ah louvadeiraaaaaaaa”.
        Após a missa, a Romaria ficou por conta da animação da Banda Vida Celeste. Contando com a presença do paroquiano Yves no vocal e Feijão na bateria, a banda “puxou” o trio com a mistura das melhores músicas atuais e os clássicos, agitando os jovens durante o percurso pelas ruas da paróquia. Por diversos momentos a inspiração e a devoção a Maria fizeram com que a banda partilhasse momentos de reflexão e muita oração em vários pontos da paróquia, rezando por entes queridos, pelos jovens que passavam, pela comunidade que presenciava e via a multidão se agitando. 
        Quando nem mesmo a leve chuva que caiu atrapalhou ou dispersou os jovens, víamos a manhã se encaminhar de forma perfeita. Ao chegar ao   Centro   Pastoral   o pároco Padre Francisco aproveitou omomento para agradecer a presença do delegado, parabenizar a articulação e logo em seguida deu espaço para o Padre Devyson abençoar a todos arpejando a água benta e finalizando nossa Romaria, pronto, foi tudo impecável. Não veio?! PERDEU!
        Vale todo nosso agradecimento ao Conselho da AJS (Fernandes, Iracema, Talita, Joaquim e Tamires) pela organização e dedicação para que tudo corresse de acordo como combinado. Nossa Equipe Suporte que abraçou a venda de águas, refrigerantes e salgados antes durante e depois da Romaria, nosso esforço valeu em dobro, para auxiliar o evento e dar mais um passo em realização ao sonho da Jornada Mundial da Juventude. A Legião de Maria, a Pastoral do Dízimo, Jorge, Brasil, Diácono Pedro e a todos que direto ou indiretamente colaboraram para o bom andamento de nosso evento.
        Parabéns a todos!!! E até ano que vem onde comemoraremos nossa festa de debutantes nos 15 anos de Romaria Jovem!

Nenhum comentário: