sexta-feira, 4 de maio de 2012

Projeto Pessoal de Vida


Dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb

"Bendize o Senhor em todo o tempo, e pede-lhe para que sejam retos os teus caminhos e tenham êxito todos os teus passos e todos os teus projetos" (Tb 4, 19a)


INTRODUÇÃO

Deus que nos criou quis também que nós fossemos capazes de criar, de progredir, de desenvolver. Existe em nós uma força natural, intrínseca que nos convoca, nos anima e nos impulsiona para este aperfeiçoamento da nossa própria vida! Responder a este chamado é responder de maneira propositiva à vida; é desejar crescer; é fazer de tudo para que isto aconteça. Conscientes ou não passamos a vida neste empenho de desenvolvimento de nossas forças e de nossas capacidades humanas; procuramos os melhores caminhos, as melhores propostas e tudo aquilo que possa dar direção, sentido e gosto a esta aventura sagrada chamada VIDA.

                 

Naturalmente o ser humano passa a vida se organizando. Organizamos o dia, os afazeres, os momentos; planejamos saídas, compras, viagens, estudos; analisamos nossos recursos e investimos naquilo que optamos; escolhemos algumas coisas e rejeitamos outras segundo nossos critérios de valor e possibilidades; fazemos de tudo para conquistar aquilo e aqueles que amamos; somos criativos para não deixar que nos roubem o que acreditamos; buscamos não deixar faltar o essencial para o sucesso de nossos desejos. E nesta dinâmica de vida vamos experimentando vitórias, fracassos e mudanças.
Observando o mundo e a história notamos que rapidamente os povos, as culturas, as organizações, as estruturas descobriram a importância de se planejarem para atingir seus objetivos. Coisas boas ou ruins podem encontrar suporte nesta constatação. As grandes empresas e nações não medem esforços e recursos financeiros ao traçarem suas metas e investirem naquilo que acreditam. Conquistas científicas, crescimento tecnológico, desenvolvimento humano, acúmulo de riquezas, manipulação de pessoas e grupos, domínio de terras e povos... geralmente são frutos de uma clara intenção, uma cuidadosa organização e um significativo investimento humano e econômico.
Na medida em que crescemos e amadurecemos nos conscientizamos da necessidade de organizar toda esta dinamicidade presente em nós e ao nosso redor.

1 - O PROJETO DE DEUS
Deus tem um Projeto: um projeto voltado para as suas criaturas, para seu povo, para cada um de nós. Ele está sempre  nos convidando e nos orientando para a nossa organização pessoal e coletiva em vista do bem, da verdade, da felicidade, da comunhão, da libertação, da salvação. que vem como conseqüência deste compromisso humano assumido.

           "Conheço meus projetos sobre vocês - oráculo de Javé: são projetos de felicidade e não de sofrimento, para dar-lhes um futuro e uma esperança... Nenhum deles ficará morando no meio desse povo, nem verá a felicidade que estou preparando para o meu povo...”  (Jr 29, 11-32)

O projeto de Deus é a construção do Reino: vida plena para todos. Em Jesus Cristo este projeto acontece por excelência: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Nova aos pobres...” (Lc 4, 18-19). As Bem-aventuranças (Mt 5, 1-11) proclamadas e testemunhadas pelo Mestre nos concretiza esta proposta de plenitude. Assim, nosso projeto pessoal não pode ser entendido nem construído sem esta referência fundamental: Jesus Cristo. Somente Ele é “o Caminho, a Verdade e a Vida”(oô 14, 6) para todo ser humano.


2 - PROJETO DE VIDA: SINAL DE MATURIDADE
O importante não é ter um Projeto de Vida 'perfeito' ou 'completo', mas algo concreto e pensado, fundamentado no Evangelho, que nos possibilite chegar a metas e ir crescendo gradualmente. A questão principal é querer se organizar e começar a traçar metas, considerando tudo aquilo que nos torna verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo, fazendo nossos olhos brilharem e o nosso coração bater com entusiasmo pela Vida e pelo Senhor da Vida.
O Projeto de Vida é o nosso segundo nascimento; uma decisão de vida tomada na liberdade a partir do que somos e daquilo que queremos ser. Ele é formado de compromissos que nós mesmos determinamos e assumimos, dentro da nossa consciência, visão, sensibilidade, oportunidades, liberdade. Se caminhamos sem enxergar onde estamos, para onde queremos ir e o que devemos fazer, nos perdemos e perdemos tempo.
O Projeto de Vida é a organização das escolhas que fazemos para poder viver intensamente: valores, princípios, metas, ... na busca constante e incansável de responder ao que queremos ser e fazer na vida, definindo o rumo, o significado maior, o sentido, a direção , os objetivos a curto, médio e longo prazos.
Por isso, pautar a vida por um Projeto é sinal de maturidade humana!
O Projeto de Vida é também sinal de maturidade na opção cristã, na fé, pois é a nossa resposta concreta e programada ao chamado que Deus nos faz para dar sentido e qualidade à Vida, determinando passos concretos que conduzam à felicidade. Chamados por Deus à vida somos também chamados a administrá-la da melhor maneira possível para que ela cumpra o seu próprio destino de nos conduzir à verdadeira felicidade, à perfeição, à santidade. E para isto acolhemos a proposta cristã que nos foi revelada como o melhor caminho.

3 - POR QUÊ TER UM PROJETO DE VIDA?
ü  porque o Projeto se torna referência, dando sentido à vida e unidade a tudo
ü  porque as necessárias mudanças se tornam, além de tranquilas, até desejadas
ü  porque nos auxilia na criatividade, na ousadia,  na otimização do tempo
ü  porque é capaz de atender nossas necessidades e trazer satisfação
ü  porque contribui com a vida comunitária e social
ü  porque somos educadores enviados aos jovens para ajudá-los no seu Projeto Pessoal
ü  porque Deus - autor da vida - tem um projeto que dá certo
ü  etc

4 - PARTES DE UM PROJETO DE VIDA
No processo de elaboração do Projeto de Vida, “a pessoa aprende a harmonizar as ferramentas com as quais: realiza uma análise global da realidade social na qual vive, visualiza um horizonte amplo de sentido humano satisfatório, esquematiza um caminho a percorrer, prevê alguns recursos com os quais pode contar” (CELA; CNBB Setor Juventude. Projeto de Vida,p 111). 
No início da construção do Projeto necessita-se ter uma noção geral da própria vida, descrevendo, o quanto possível:
- a História pessoal: o passado que se viveu, o vida do presente, o futuro que se deseja;
- a Realidade sócio-econômico-político-cultural-religiosa na qual se encontra;
- os Valores em que se acredita e se apóia;
- a visão que se tem sobre: Jesus Cristo, Igreja, Reino, Pessoa

5 - OS TRÊS MOMENTOS DE UM PROJETO DE VIDA
Como o Projeto de Vida é fundamentalmente um discernimento, faz-se necessário um clima especial de silêncio e recolhimento que permita ouvir a resposta do Senhor diante da nossa oração: "Fala, Senhor, que teu servo escuta" (Samuel). Este imprescindível diálogo com o Senhor orienta retamente nosso Projeto, evitando decisões mesquinhas, egoístas, incoerentes, superficiais, ambiciosas. Por isso, antes de mais nada, é importante rezarmos pelo nosso Projeto de Vida.
Após a noção geral da própria vida e a oração, basicamente há três passos a serem dados, três questões a serem respondidas na construção do projeto pessoal:
·      "Qual o meu sonho a partir do que Deus quer de mim no lugar onde me encontro e com a responsabilidade que tenho?" (Consciência da vontade atual de Deus)
·      "Em que ponto me encontro atualmente neste caminho rumo ao que Deus deseja de mim?" (Consciência da realidade que sou e na qual me encontro)
·      "Quais linhas de ação são necessárias para realizar o ideal sonhado?" (Determinação de passos bem concretos a serem dados)

a)   O SONHO / O IDEAL:
O desejo de felicidade, os sonhos que construímos, o dinamismo (ímpeto, energia, motivação) que alimentamos constantemente para realizá-los... tudo isto é muito natural no ser humano, em cada um de nós. Desde que 'nos conhecemos por gente', estamos correndo atrás da realização de nossos sonhos de felicidade.
Sonhar, ter ideais, imaginar-se num futuro agradável é saudável para qualquer um. Sabemos o quanto nos predispomos a viver e a lutar quando temos sonhos, metas, objetivos. Isto dinamiza e dá gosto, dá prazer à vida. Os sonhos nos provocam a ir além, a buscar mais, a procurar o melhor, a sermos criativos em busca daquela perfeição das coisas e dos momentos.
Deus mesmo é um grande 'sonhador' e em toda a História da Salvação vai se manifestando e agindo em vista da realização de seu grande sonho (Cf Ex 6, 2-8 ; Is 7, 17). Foi Ele quem colocou em nós esta capacidade de sonhar, de projetar-se, de viver agora uma felicidade que é também meta e caminho.
Criados a Sua imagem e semelhança recebemos Dele não só a capacidade de sonhar mas também o conteúdo deste sonho: vida e vida em plenitude! Deus tem este sonho de felicidade e de vida plena para nós e nós vamos reconhecendo este gesto de carinho e acolhendo suas orientações. Para Ele, então, ser feliz significa viver EM PLENITUDE. Uma 'plenitude' que tem seus primeiros passos nesta história e é completada com a alegria da vida eterna, vida ressuscitada.
Quando conformamos o nosso sonho ao sonho de Deus encontramos a felicidade verdadeira e pura, e nos tornamos fortes e sábios para deixar de lado aqueles sonhos que não contribuem com a qualidade de vida. Mas Deus autor e doador - também da liberdade - não nos

b) A SITUAÇÃO / A REALIDADE:
Os sonhos existem porque existe um ser que os acolhe. A pessoa humana - portadora de sonhos - é sempre alguém muito concreto, situado, influenciado e capaz de influenciar. Assim, a realização de nossos sonhos supõe a tomada de consciência da situação exata em que nos encontramos, de quem somos e de como estamos em cada área da vida.
Sabendo onde queremos chegar e tendo em vista o sonho de Deus a nosso respeito, agora nos perguntamos: "Onde me encontro? Quem sou e como estou neste momento?"
Antes de mais nada preciso saber como estamos no processo evolutivo de crescimento humano pessoal: o conhecimento e aceitação de si, a auto-estima, o auto-conceito, a auto-confiança, visão otimista do futuro, sentido de vida, projeto de vida, auto-determinação, resiliência (capacidade de resistir à adversidade e de utilizá-la para crescer), auto-realização, plenitude humana, etc.
Em seguida devemos tomar consciência das nossas forças (dons, potencialidade, valores, convicções, oportunidades, sucessos, alegrias,...) e fraquezas ( medos,  limites,  pecados, fragilidade, traumas,...), dos elementos facilitadores e dos obstáculos, dos desafios que nos circundam e nos provocam.

c) AS LINHAS DE AÇÃO / OS PASSOS:
Em qualquer projeto (social, grupal, comunitário, pessoal, empresarial) os ideais só poderão ser atingidos se, a partir da realidade diagnosticada, se determinar passos, atividades, linhas de ação bem concretas. É isto que amarra as duas partes anteriores ('sonhos' e 'realidade') e dá consistência e esperança a um projeto.
É um exercício exigente, pois devemos discernir (priorizar, renunciar, decidir, optar) pelos melhores passos e atividades entre tantos existentes e interessantes, mas nem sempre viáveis ou possíveis naquele momento. É exigente, mas necessário, pois estamos decidindo sair de onde nos encontramos para nos aventurar em busca do ideal projetado, a partir de ações bem concretas e acessíveis. Portanto, é preciso dedicar tempo, atenção e carinho para que as ações sejam realmente adequadas. As linhas de ação concretizam e organizam os ideais, deixando-nos mais confiantes na possibilidade de seu alcance!

6 - AS CINCO DIMENSÕES DA REALIZAÇÃO HUMANA
Para que um Projeto de Vida seja bem pensado e construído ele precisa abordar as diversas dimensões da vida, dando-lhes uma resposta concreta e um sentido de unidade entre elas. Portanto, Projeto Pessoal de Vida é a organização dos vários sonhos, com passos bem concretos abrangendo as várias dimensões da vida. Precisamos, então, escolher um esquema que melhor proporcione a visão global da vida considerando as suas várias partes. Entre tantos modelos, escolhemos aqui as cinco dimensões da Formação Integral.

· Dimensão psico-afetiva / Personalização: ‘Quem sou eu?’. É o esforço de tornar-se pessoa: descobrir-se, possuir-se, aceitar-se, integrar-se, trabalhar-se.  É a minha relação comigo mesmo.
· Dimensão psicossocial / Integração: É a capacidade de descobrir e se relacionar com o ‘outro’, gerando afeição e cooperação, confronto de idéias e dons, acolhida e convivência. É a minha relação com o outro.
· Dimensão mística / Evangelização: É a vivência da fé, resposta ao sentido de vida, envolvimento eclesial. É a minha relação com Deus, com seu plano, com a Igreja.
· Dimensão política / Conscientização: Descobrir o mundo e fazer-se sujeito da história. É a minha relação com a sociedade.
· Dimensão da capacitação / Capacitação Técnica: Preparação para a ação de: planejar, executar, revisar, liderar. É a minha relação com a ação.
  
CONCLUSÃO
Um Projeto de Vida se enriquece quando conseguimos - depois de escrevê-lo - destacar alguns pontos; dando prioridade para aquilo que é mais urgente.
É necessário avaliá-lo periodicamente para assegurar que estamos no caminho certo e progredindo, ou para constatar os escassos resultados e suas causas.
É preciso, ainda, ter paciência e persistência. Precisamos ser humildes diante de nosso Projeto e abraçá-lo no espírito de fé. Nem tudo acontece como planejamos e na data que programamos; às vezes, inclusive, experimentamos gosto de derrota. Mas se faz necessário perseverar, afinal de contas, desde o início, optamos por Aquele que prometeu estar conosco até o fim dos tempos, apostando em nossa vida!


+ Eduardo Pinheiro da Silva, sdb
Bispo Auxiliar de Campo Grande/MS
Responsável do Setor Juventude da CNBB
  
Livro: “PROJETO PESSOAL DE VIDA”
Editora CISBRASIL-CIB (Brasília), 2008

Nenhum comentário: