quinta-feira, 6 de junho de 2013

Encontro dos Jovens Comunicadores Salesianos

No ultimo dia 25 de maio, um dia após o dia dedicado a Maria Auxiliadora, aconteceu o Encontro dos Jovens Comunicadores Salesianos inspetorial. O Colégio Sagrado Coração de Jesus acolheu os jovens comunicadores que vieram de diversas cidades do Nordeste Brasileiro. A Equipe Suporte enviou cindo representantes (Eduardo, Ranicleiton, Bellynha, Joaquim e Jefferson) a fim de conhecer outras formas de comunicar através da troca de experiências com as outras casas Salesianas presentes como Salvador, Juazeiro e Fortaleza
I Encontro Inspetorial de Jovens ComunicadoresO encontro iniciou às 10h da manhã com a oração inicial ministrada por Jakeline Lira, coordenadora de comunicação da Inspetoria Nordeste, seguida da apresentação de todos os presentes. Logo após, Jake apresentou o que cada casa Salesiana apresenta de comunicação através de seus trabalhos desenvolvidos. Às 12h todos foram liberados para o almoço retornando às 13h30 para o segundo momento do encontro.
À tarde, Jake lançou a proposta de seu projeto aos jovens salesianos comunicadores, que é unir todos os grupos de comunicação e também, os jovens que se identifiquem e gostem de comunicação formando juntos a REDE SALESIANA DE JOVENS COMUNICADORES. Esse projeto consiste numa “rede que pretende ser uma articulação entre jovens nordestinos ligados ao carisma salesiano e interessados em multiplicar práticas da educomunicação, promovendo assim a comunicação e a evangelização. Sendo assessorada pela Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil e apoiada por profissionais, grupos, instituições e organizações. Deve também, estar articulada a outras redes e instituições da Igreja e da sociedade civil”.
Algumas da estratégias/projetos são:
  • Revista Nordeste Jovem: revista onde seria uma união de matérias e noticias de todas as casas a fim de consolidar em um único meio de comunicação tudo que aconteceu de mais importante na Inspetoria em nível Nordeste;
  • Encontros regionais de oficinas de capacitação: a capacitação é extremamente importante para aqueles que trabalham com comunicação, por isso, surgiu a ideia de existir periodicamente formações em nível regional para os integrantes da rede;
  • Cobertura jovem: com fotos, vídeos e matérias. Neste momento foi citado o exemplo da Equipe Suporte, que já realiza esse trabalho na Paróquia Dom Bosco, e que com isso irá ajudar a transmitir sua experiência para os demais, mas com a ressalva de levar o diferencial do olhar salesiano a comunicação da rede recém criada.
Para exemplificar a proposta da Rede de comunicadores, foi mostrado para todos um vídeo feito pela congregação Salesiana, abordando o tema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2013, onde mostrou a visão dos jovens peregrinos e depois o olhar dos jovens Salesianos de Dom Bosco (SDB) e Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) na JMJ. Todos gostaram da proposta de ver o mundo e a Igreja como jovens salesianos.
Após a parada para o lanche aconteceu o segundo momento da tarde que já se tratava da ação. Como fazer para a rede funcionar, como colocar em prática o projeto da “rede de jovens comunicadores salesianos”. E nesse momento foram definidas algumas ideias de como confeccionar a primeira revista, público alvo, datas para sugestões para sessões e votação da primeira revista.
Provavelmente em meados do mês de outubro vai ser publicado o primeiro produto de comunicação da recém criada “Rede de Jovens Comunicadores Salesianos”, trazendo informações para todas as casas do Nordeste em comum. Isso é o avanço da comunicação inspetorial, realizando assim mais uma das características de Dom Bosco, ser comunicador.
Por Bellynha Pereira

Nenhum comentário: