segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Domingo: O 19º Festival da Juventude Salesiana já deixa saudades...

E o domingo iniciou com um gostinho de saudade. Último dia de Festival como de costume começou com a Celebração Eucarística na Quadra Dom Bosco presidida pelo Padre Laércio Barbosa na companhia do Padre Eudes Barreto e com a animação da Banda da AJS Aracati/CE que levou os jovens a cantarem e louvarem em agradecimento a Deus pelos momentos maravilhosos vivenciados nesses três dias de festival.
Em reflexão ao som da música “É preciso saber viver” da banda Titãs, Padre Laércio lembrou que: “Nós caminhamos na direção do Senhor e Ele vem ao nosso encontro...”, para que todos façam um trabalho diário de preparação para a chegada Dele. Ainda pediu aos jovens “Que sejamos a graça de Deus através de nossas ações, sendo mensageiros do Senhor”.
Ao final da missa foram entregues as premiações para cada representante das delegações presentes. Logo em seguida a animação ficou por conta da Banda Filhos do Céu da AJS Caetés/PE que levou os jovens a transmitirem a felicidade que sentiam através da dança, pulos, sorrisos e brincadeiras que Dom Bosco sempre quis ver em suas crianças.
Após o momento fervoroso de muita música e dança, encerrando mais uma edição do Festival da Juventude Salesiana aconteceu a Benção de Nossa Senhora Auxiliadora. Os aspirantes salesianos de Juazeiro prepararam uma bela mensagem para os jovens alí presentes, e em seguida finalizando a benção, Padre Eudes Barreto aspergiu água benta sobre os jovens para que pudessem voltar para suas casas renovados no carisma salesiano e cheios de fé para realizarem mais serviços em prol de suas comunidades.


Por: Talita Cardoso
Equipe Suporte de Comunicação

domingo, 16 de novembro de 2014

#19FJS: Um noite muito especial de arte e evangelização

A noite do sábado (15) do Festival da Juventude Salesiana pode ser considerada o momento esperado com mais curiosidade e expectativas, pois é quando as delegações trazem suas apresentações teatrais e depois todos participam da Adoração ao Santíssimo.

Nesta edição, a organização estava um pouco apreensiva com o risco do momento se tornar repetitivo, visto que  a maioria das 9 apresentações inscritas falavam da vida de Dom Bosco. No entanto, o que se comprovou foi a riqueza da vida do nosso santo quase bicentenário e o grande talento de nossos jovens. Nenhuma das peças eram parecidas em estilo e formato e todas com muita qualidade. Foram duas horas e meia de muita concentraçã oe emoção.   Para eles, é um momento muito especial: imagina seu trabalho ser visto por mais de mil pessoas de toda região nordeste!
Além disso, não é uma competição, é uma partilha dos frutos da caminhada dos grupos, um rico momento de evangelização e incentivo a outros grupos. Muitos ao verem um efeito especial, um estilo de narrativa, figurino ou maquiagem ciram novas ideias para desenvolver algo em suas próprias realidades. E a mensagem passada através da arte entra no coração e na mente dos participantes. Não é raro vê-los conversando no corredor relembrando de uma determinada apresenação do ano anterior, contando sua mensagem e seus detalhes.

É a verdadeira noite de gala do Festival e neste espírito os apresentadores da noite estavam impecáveis.
Primeira delegação a se apresentar foi de Areia Branca – RN. onde foi narrado o momento da morte de Dom Bosco, onde ele se mostrava satisfeito com as sementes plantadas.
Faço aqui um pequeno parenteses de algo que às vezes fica nas entrelinhas: tendo em vista a distância territorial e as grandes dificuldades que esta delegação sempre enfrentou para conseguir vir ao evento,  só a sua presença com 20 jovens, e perceber a AJS do local melhor articulada já era motivo de grande alegria para todos, e ao ver que trariam uma apresentação teatral a satisfação foi dobrada.

A segunda delegação a se apresentar foi a terra do Padre Cícero: Juazeiro do Norte / CE. E o próprio “padim” foi incluído na peça, num criativo diálogo com Dom Bosco, com toda narrativa rimada, feita ao estilo de cordel. Ambos, junto com nossa senhora, intercediam para salvação de almas que temiam ir para o inferno.

Chegou a hora de Maceió entrar em cena, com a grande novidade que desta vez quem trouxe a apresentação um dos mais novos grupos do CJC (Comunidade de Jovens Cristãos), criado há um ano na capital alagoana. Com recursos de pantomima, a narrativa da Vida de Junior, que começava explicando seu nome, foi envolvendo a todo com muita graciosidade. E a grande surpresa foi que este jovem que havia sofrido uma mudança de vida depois que através do carisma salesiano e do Centro de Cooperação Dom Bosco havia encontrado Jesus, era mais que um personagem, era uma pessoa real, e sua noiva, presente no festival, leu uma carta sua a todos participantes, já que ele não pode se fazer presente pro questões de trabalho.

A quarta peça veio de Baturité/CE, onde foi narrada a importância da cultura de paz e que o ideal de santidade, proposto por Dom Bosco, é acessível  e possível a todos jovens.

Os jovens de Matriz de Camaragibe/AL trouxeram a vida de Dom Bosco, enfatizando a confiança de Dom Bosco na sua missão e na divina providência, acolhendo com carinho os jovens sem temer.
Já a sexta apresentação veio do Colégio São José, de Natal/RN, onde uma situação familiar muito comum nos dias de hoje, onde muitos pais só se preocupam com bens materiais e trabalho, esquecendo às vezes do essencial. Mesclando sonho e realidade, foi deixada uma linda mensagem e ao final, todos cantaram a música “pais e filhos” de Renato Russo.

Em seguida os jovens do colégio Dom Bosco de Parnamirim/RN encenaram uma situação onde um grupo deveria se apresentar, mas demonstravam muita insegurança e vaidades pessoais que os fragilizavam. A parit do moment oque uniram forças, alcançaram seus objetivos.  Encerraram com a música do MC Gui,  “Sonhar” ( “Sonhar, nunca desistir! Ter fé! Pois fácil não é nem vai ser..”)

Aqui também abro um parenteses, por conhecer os coordenadores, sei que é um grupo novo, alguns começaram a se envolver mais com a pastoral recentemente, No entanto, foram os próprios jovens que tiveram a iniciativa de querer se apresentar e de  pensar a apresentação e trazê-la para o festival, escolhendo inclusive as musicas. Localmente, o festival proporcionou mais convivência mútua e depois dele, com certeza mais amadurecimento e amizade àquele grupo. É quando a gente percebe que um evento pode ajudar a desencadear um processo muito bonito de crescimento das relações humanas e principalmente na fé.

A penúltima apresentação da noite veio da delegação de Gramoré/ Natal ( deu para perceber que as delegações do Rio Grande do Norte ‘dominaram’ a cena..., sempre muito esperada no festival por seu viés cômico e criativo. E eis que história de Dom Bosco veio a partir de um ângulo totalmente inusitado. O personagem do “vingador”, que no passado havia sofrido uma decepção religiosa e de seu ‘trauma’ decidiu espalhar maldade e desunião pelo mundo, não conseguia suportar a alegria de um grupo juvenil e descobriu que o carisma de Dom Bosco estava ali e que eles se preparavam para comemorar o bicentenário do santo. O jeito que encontrou foi construir uma máquina do tempo e atrapalhar os planos de Dom Bosco, o que foi uma oportunidade interessante para mostrar algumas passagens conhecidas da vida e obra do pai e mestre da juventude. Por fim, Vingador acabou sendo conquistado pela obra salesiana.

E quem encerrou a noite  de apresentações foi a delegação de Aracaju, também uma feliz surpresa para os organizadores. Com uma linda narrativa, luzes e cenário e figurino, sentimo-nos transportando para época de Dom Bosco, de sua ordenação, a presença de Mamãe Margarida, de como descobriu e decidiu sobre sua missão e entendeu seu chamado no sonho dos 9 anos.
Então as luzes se acenderam, todos foram convidados a ficar de pé e em clima de oração, todos receberam a presença do Cristo Eucarístico e em procissão se encaminharam para a quadra Dom Bosco. 

Por: Jakeline Lira 


#19FJS: Tarde do sábado com muita arte e animação

Logo após a pausa para o almoço, dia15,  a Banda Dom Bosco (Delegação do Centro Educacional Dom Bosco – Natal/RN) conduziu o momento de animação na quadra, agitando a todos que se encontravam presentes. Era nítida no semblante dos jovens tamanha felicidade em estar participando de mais um festival e podendo compartilhar as experiências de um ano de trabalho vivido.
O momento de animação foi apenas uma prévia de um final de semana repleto de atividades. Dando seguimento a programação, os jovens Juninho e Alessa, ambos da Delegação de João Pessoa, comandaram o Festival de Coreografia que contou com a apresentação de seis delegações. A primeira apresentação intitulada de “Um sonho que transforma” foi da AJS Lajedo/PE, cuja proposta era fazer um resgate do sonho dos nove anos de Dom Bosco. Logo em seguida, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade – AJS Fortaleza/CE trouxe a coreografia cujo tema central era “Qual o verdadeiro Deus da sua vida?” e a AJS Petrolina/PE a coreografia com tema “Na onda do amor”, ambas objetivando a busca do Deus amor e amar as criaturas como a Ele mesmo.
As outras três apresentações foram do Colégio Auxiliadora – AJS Recife/PE, com o tema “Somos todos iguais” mostrando que apesar das diferentes raças todos têm um propósito em comum que é seguir a Jesus e seus ensinamentos; do Grupo de Ballet do Colégio Auxiliadora – AJS Fortaleza/CE, com o tema “Raios de Sol” retratando os aspectos culturais, danças folclóricas e o ballet clássico; e por fim, do Instituto Waldemar Falcão – AJS Aracati/CE com o tema “Liberdade” abordando a história de Dragão do Mar, um aracatiense jangadeiro e abolicionista.
Encerrando o festival de coreografia, os jovens foram para o momento de atividades variadas, momento de lazer e diversão, onde foram proporcionados diversos jogos e brincadeiras. Mas a programação não parou por aí!
Por Talita Cardoso

sábado, 15 de novembro de 2014

Manhã de comunhão, animação e testemunho no 19º Festival da Juventude Salesiana.

A manhã de sábado do 19º Festival da Juventude Salesiana, foi iniciada, como de costume, com a celebração eucarística. Com a igreja repleta de jovens, o inspetor Padre Diego Vanzetta presidiu a missa, tendo ao seu lado a presença dos Padres Eudes Barreto, Thiago Nunes e Carlos Mendes Jr. Em seguida os jovens foram encaminhados para o teatro onde aconteceu o momento de Animação. As delegações foram anunciadas provocando grande euforia. O velho amigo do festival Zé Roberto continuou sua saga na caça do ursinho, dinâmica que já se tornou primordial nos últimos anos e que continua a arrancar muitas gargalhadas.

Para tornar o momento ainda mais especial uma breve, porém encantadora peça sobre a vida de Dom Bosco foi apresentada pelos pré-noviços de Colônia e as postulantes e aspirantes a Filhas de Maria Auxiliadora, com participação de um grupo de street dance.  Logo após o delegado da AJS (Articulação da Juventude Salesiana), Pe Eudes chamou ao palco os jovens Roberta e Luan. Ambos pertencem ao movimento CJC (Comunidade dos Jovens Cristãos) e juntos vivenciaram uma marcante experiência de fé e missão na  Vila Maranhão (Serra do Mel/RN). Isso aconteceu durante a semana missionária, no projeto páscoa jovem, onde os mesmos puderam visitar evangelizar e conhecer a história dos moradores desta comunidade.

Para finalizar a manhã de animação os coordenadores de cada delegação foram ao palco onde receberam a mensagem voltada para todos os jovens pertencentes ao Movimento Juvenil Salesiano, redigida pelo Padre Pascual Chávez antes de terminar seu mandato como Reitor-Mor Salesiano. Além da mensagem foram dados também um tecido e canetas para que inspirados em sua vivência e nas palavras do Pascual Chávez pudessem deixar registrado o que eles têm a dizer e esperar de Dom Bosco nesse festival. Depois de prontos os tecidos serão recolhidos e entregues ao atual Reitor-Mor Angel Fernandez. 


Por Tamires Arruda
Equipe Suporte de Comunicação

Começa o 19º Festival da Juventude Salesiana!!!

Foto: Ranicleiton Alves / Equipe Suporte de Comunicação
A partir das 17 horas desta sexta-feira começaram a chegar as delegações para a 19º Festival da Juventude Salesiana. O transito caótico, os vários ônibus estacionando, jovens cheios de malas, travesseiros, colchonetes e sacos de dormir.. estava claro: já estávamos no festival.

Recepcionados com muita alegria e entusiasmo  pelos jovens da Articulação da Juventude Salesiana do colégio anfitrião, Salesiano Sagrado Coração e do Colégio Auxiliadora Recife, os mais de 1.000  participantes inscritos foram deixando de ser nomes nos papéis e ganhando rosto.
Por volta das 20 horas, foi feita a abertura oficial. No caminho ao bicentenário de Dom Bosco, o 19º FJS este ano é considerado a abertura oficial da juventude salesiana do nordeste. Assim, com um lindo roteiro, os grupos juvenis da paróquia salesiana do Bongi (Recife), junto com alguns pós-noviços, apresentação o com teatro e coregrafia, interagindo com a decoração proposta, o caminho da vida de Dom Bosco e como o carisma salesiano se espalhou pelos cinco continentes.

O inspetor Salesiano do nordeste, Pe. Diego Vanzetta, fez seu comentário de abertura e recordou algumas palavras do novo reitor-mor da congregação, o P. Angel Fernandez Artime, no sentido do amor aos jovens e da mensagem sempre de ânimo  e fé  que ele passa para a juventude.

Já a irmã Raquielle Cassemiro, representando as Filhas de Maria Auxiliadora, também leu mensagem enviada pela Inspetoria Maria Auxiliadora ( irmãs salesianas do nordeste) de muito afeto e desejando um ótimo evento.

Também foi mostrada a presença dos salesianos na nossa região e o delegado inspetorial de pastoral juvenil e coordenador do evento, Pe. Eudes Barreto, apresentou a equipe central da Pastoral Juvenil Salesiana da Inspetoria Salesiana do Nordeste e declarou aberto oficialmente o Festival.

A partir deste momento a noite foi animada pelo ministério de música da AJS de Moreno /PE, onde todos dançaram e se confraternizaram, gerando uma linda mistura de fantasias e símbolos dos cinco continentes, já que previamente, a organização do evento havia pedido que as delegações, de acordo com seus estados, viessem "caracterizadas" (Pernambuco: Ásia; Ceará: Europa; Rio Grande do Norte: África; Sergipe e Paraíba: Américas e Alagoas: Oceania).


Jakeline Lira

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Festival da Juventude Salesiana começa amanhã

Entre os dias 14 e 16 de novembro mais de 1.000 jovens vindos de diversas cidades da região nordeste estarão reunidos no Colégio Salesiano Sagrado Coração, em Recife, para festejar sua vivência de grupo juvenil, sendo jovens de Cristo ao estilo salesiano.

A festa acontece já há 19 anos consecutivos e é um momento de reunião e partilha de  jovens participantes de grupos juvenis diversos, não apenas de escolas salesianas, mas também de obras sociais e paróquias. Eles  trazem apresentações artísticas de dança, música e teatro para partilhar. Também participam de momentos celebrativos e de oração.

Este ano, o evento, o evento se integra às comemorações do Bicentenário de nascimento de Dom Bosco, considerado pai e mestre da juventude. Em todo mundo, desde 16 de agosto deste ano, por ocasião do 199°aniversário de seu fundador, a Congregação Salesiana, e com ela toda a Família Salesiana, foi aberto oficialmente o ano bicentenário.

O evento é organizado pelo Articulação da Juventude Salesiana do nordeste  e pela Pastoral Juvenil da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil.

Pessoa de referencia: Padre Eudes Barreto (2102.0800)
O quê? Festival da Juventude Salesiana
Quando? De 14 a 16 de novembro
Onde? Colégio Salesiano Sagrado Coração – Recife


 Redes Sociais oficiais:

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Conselho Nacional da AJS se reuniu em Brasília

O Conselho Nacional da Articulação da Juventude Salesiana, reuniu-se nos dias 25 e 26 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Israel Pinheiro em Brasília-DF, para avaliar o processo de consolidação, revisar a Carta de Identidade e eleger a nova composição para o biênio de 2015 a 2016.


No presente encontro, além dos dois referentes SDB/FMA da CNPJS Pe. Tiago Figueiró e Ir. Solange Sanchez, respectivamente, estiveram reunidos os jovens conselheiros representantes de 8 inspetorias (SDB e FMA):
  • Demmes C Almeida - Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia (SDB)
·     Elisangela Mendes - Inspetoria São Luiz Gonzaga (SDB)
  • Isabelli Tittz - Inspetoria Santa Catarina de Sena (FMA)
·      Jailson Reis - Inspetoria Nossa Senhora da Paz (FMA)
  • Larissa Cristina - Inspetoria São João Bosco (SDB)
·     Louise Mendes - Inspetoria Madre Mazzarello (FMA)
·      Renan Demeterko Silva - Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (FMA)
·     Wirlei Lima - Missão Salesiana do Mato Grosso (SDB)
No primeiro momento, os conselheiros partilharam  e apresentaram a realidade da AJS/ Inspetorial,  a partir de dois eixos: as conquistas e necessidades, de acordo com a vivência em cada Inspetoria.
Partindo deste contexto constatamos a elaboração de um plano de ação do Conselho, tendo como referência os princípios norteadores e o quadro referencial da pastoral juvenil salesiana. Iniciamos o segundo dia com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Natale, posteriormente continuamos com o estudo e  a revisão da carta de identidade do CNAJS cujo os seguintes aspectos foram discutidos e elaborados : contexto histórico, missão, visão, objetivos específicos, linhas de ação, indicação/composição do conselho e plano financeiro.
A partir da elaboração da carta de identidade e missão do CNAJS, com a definição de como será feita a indicação e a composição do Conselho, foi definido um conselho provisório, com uma coordenação mais reduzida, para o ano de 2015. Esta resolução foi tomada devido a ausência de jovens de algumas inspetorias. Tomaram posse:
·         Coordenadora: Isabelli Tittz
·         Secretária: Larissa Cristina da Silva Cunha
·         Tesoureiro: Jaílson Reis
·         Comunicação: Renan Luís Demeterko Silva
·         Conselheiros: Demmes Almeida, Louise Mendes J. O. Silva, Elisangela Mendes, Wirlei Lima.
·         Assessores: Ir. Solange Sanches, Pe. Tiago Figueiró
Definidas as funções, focou-se no PLANO DE AÇÃO PARA O BIÊNIO 2015 - 2016. Sendo o conselho atual provisório para o ano de 2015, foi preciso definir ações para o referido ano. Em destaque, as atividades que serão programadas, em resposta às prioridades elencadas pelo atual conselho e deverão ser objeto de análise no primeiro encontro do ano de 2015 do CNAJS, que será realizado junto com a reunião do CNPJS:
1.    TORNAR DOM BOSCO CONHECIDO: HISTÓRIA, PEDAGOGIA E ESPIRITUALIDADE
  • Testemunho dos jovens: Narrar a própria experiência (rádios, jornal, revista)
  • Resgate das produções sobre Dom Bosco para os conselhos inspetoriais da AJS (livros, revista, músicas, vídeos
2.    COMPOSIÇÃO OU CONSOLIDAÇÃO DOS CONSELHOS DA AJS
  • Conscientização sobre a identidade da AJS.
  • Aprovação e Socialização da carta de identidade do conselho.
  • Atualizar o levantamento do perfil dos grupos juvenis
3.    PRESENÇA NOS NOVOS PÁTIOS COM NOVOS MÉTODOS
  • Repassar as boas práticas através das redes sociais e  mídias disponíveis.
  • Divulgar, linguagem juvenil, a Estreia 2015 – “Com Dom Bosco, com os jovens, para os jovens”

No entanto para dar encaminhamento ao processo de consolidação do CNAJS, quatro jovens apresentaram  o plano de ação na reunião nacional dos Delegados e coordenadoras de Pastoral no dia 27 em Brasília onde participaram do processo de reestruturação e discussões do documento , expondo suas impressões e opiniões. Por  fim, p processo de elaboração da carta de identidade foi concluída com intermédio dos Delegados e Coordenadoras e logo endereçadas aos Inspetores.  
Jovens do Conselho com o Pe. Fabio Attard, conselheiro geral
para a Pastoral Juvenil Salesiana (SDB)


Fonte: Conselho Nacional da AJS 

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Preparação para o Festival da Juventude Salesiana

Este foi o nosso subsídio enviado aos Assessores e coordenadores para melhor preparação para o 19º Festival da juventude Salesiana, que será realizado de 14a 16 de novembro.


segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Aracaju: Vigília Jovem

No dia 30 de agosto, os jovens de AJS de Aracaju vivenciaram mais uma edição da VIGÍLIA JOVEM. Iluminados pelo tema “Fiz-me tudo para todos” (1Cor 9,22), os jovens viveram profundos momentos de espiritualidade, os quais culminaram com a Celebração Eucarística. Um momento especial da noite, o terço luminoso, foi uma prece dirigida de forma especial pela paz no mundo, com os mistérios intercalados por reflexões do Papa Francisco sobre o tema. O espírito de fraternidade durante o encontro reforçou os laços entre os jovens ligados ao espírito salesiano nas diferentes frentes do nosso trabalho pastoral.




sábado, 6 de setembro de 2014

Parnamirim// VIGÍLIA JOVEM PELOS MISSIONÁRIOS EVANGELIZADORES

Na tarde do último sábado do mês de agosto (30), o Colégio Salesiano Dom Bosco – Parnamirim (RN)  vivenciou um maravilhoso encontro de espiritualização com os alunos do 9º ano e ensino médio. 
A Vigília Jovem deste ano teve como tema "Fiz-me tudo para todos", retirado da 1ª Carta de São Paulo aos Coríntios (seguindo a sugestão inspetorial) e trouxe como propósito principal a evangelização dos jovens pelos próprios jovens.
Os momentos oracionais pelos missionários nas diversas situações também possibilitaram que os jovens participantes entregassem a Deus, diante do Santíssimo, suas preces, aflições e agradecimentos. 

O intenso momento de adoração ocorreu no período da tarde, antecedido por um momento de animação e descontração com músicas e danças, bem ao estilo salesiano, na recepção dos jovens e contou com a presença de, aproximadamente, 60 participantes. Nessa ocasião, fez-se presente como maior diferencial a apresentação de personagens missionários e pregadores do Evangelho de Cristo (São Paulo, padre salesiano, missionários ad gentes, religiosa consagrada, jovens evangelizadores), como os que guiaram os momentos da oração, representados pelos jovens do grupo da Pastoral.



Por: Antonio Neto e Maria Luisa Martins

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

JOÃO PESSOA: Juventude Realiza a 3° Vigilia Jovem Salesiana.


     
  No Ultimo dia 30 de Agosto na matriz de Nossa Senhora das Dores a 3° vigília Jovem Salesiana com o tema “Fiz-me tudo para Todos”, que iniciou com o santo terço, que foi comandado pela irmã Céu da Consolação Misericordiosa, que preparou todos presente para o momento da santa Missa.
A celebração foi presidida pelo Pe. Diego Vanzetta, inspetor, e co-celebrada  pelo Padre Sergio Aquino. Logo após, foi a vez do moment ode formação, que contou com o Salesiano Geraldo Albuquerque,  que falou um pouco da sua historia vocacional Salesiana. Durante toda  a noite houveram momentos das apresentações de dança (com os grupos Suscitar, Agua Cristalina e o Grupo de Jovem de Nossa Senhora Auxiliadora), de louvor e adoração. Este último, animado pelo o grupo da RCC Agua Cristalina que ajudou os jovens a sentirem a presença de Jesus,  diante da presença de Jesus Eucaristico.

Por fim, foram realizadas algumas brincadeiras, organizadas pelo grupo de jovem EJC (Encontro de Jovem com Cristo)  e a benção de Nossa Senhora auxiliadora, dada pelo Pe. Sergio.


Com informações: Pascom / Paróquia Nossa Senhora das Dores