sábado, 14 de novembro de 2015

Abertura: começa com muita arte e salesianidade o 20º FJS

Por: Jakeline Lira
Com um pouco de atraso, devido ao transito da capital pernambucana que não permitiu que muitas das delegações chegassem no horário previsto, o festival começou com uma apresentação especial, planejada em sintonia com a equipe organizadora do evento, preparada pelo jovens de Areia Branca/RN, presença salesiana localizada a 600km de Recife.

Também a Banda Dom Bosco, vinda do Centro Educacional Dom Bosco, obra social salesiana localizada em Gramoré, em Natal, acolheu todos participantes antes e após a cerimonia oficial.
No enredo da apresentação, jovens numa locomotiva do tempo chamam Dom Bosco para viajar e conhecer a história da família salesiana no Brasil e em especial no nordeste, passando da chegada dos primeiros salesianos à Niterói à vinda  para Recife, em 1894.  Musicas como “paralelos 15 e 20”, “os teus sonhos”  e tantas outras integraram toda apresentação, apesar do cansaço da viagem, todos estavam muito concentrados. A locomotiva do tempo tinha o nome “Luz”, uma clara homenagem à jovem Katia Luz, integrante muito participativa das atividades da igreja e da juventude salesiana que faleceu após sofrer um grave acidente de carro em outubro deste ano.

Também não poderia faltar momento de oração, e inspirados na parábola do semeador que foi contada e encenada numa versão “salesiana”, jovens representando as diversas presenças fizeram preces. Na sua palavra de acolhida, Pe. Diego Vanzetta, inspetor, que estava notadamente muito feliz, reforçou a importância do sentimento da acolhida, da abertura para acolhermos uns aos outros, e da gratidão. Ao falar deste, elogiou a ornamentação e o espetáculo, demonstrando-se admirado com tanta criatividade e afirmou “Tudo que se faz para o outro com carinho, amor e para o outro, merece nosssa gratidão”.  Recordando a história de Abraão, que Deus o prometeu uma descendência tão numerosa como as estrelas do céu, fez paralelo com Dom Bosco e disse “São vocês, somos nós, a descendência de Dom Bosco”. Já a Ir. Raquilele, representando às irmãos salesianas, falou do coração de gratidão pelo festival em sua vigésima edição, e recordou as palavras dos jovens no capítulo geral das Filhas de Maria Auxiliadora, que ocorreu ano passado: “para poder anunciar Jesus, é necessário, principalmente, evangelizar com a vida”. Na continuação, pediu que todos repetissem uma frase “nós (jovens) somos a chave para chegar a outros jovens”.


A noite de abertura foi encerrada com a musica “Tu és Dom Bosco” cantada a capela por todos presentes. “Tu és a semente que um dia um sonho plantou...”

Veja o vídeo da transmissão ao vivo,, feita pela Equipe Suporte de Comunicação:


Nenhum comentário: