sábado, 28 de novembro de 2009

Treinamento Colônia de Férias e Conselho AJS

Treinamento par Colônia de Férias - Apresentação do Subsídio

No dia 21/11 aconteceu no Recife, no Instituto Salesiano de Filosofia, o lançamento do subsídio da Colônia de Férias de 2010, cujo o tema será: “NA TRILHA DO TESOURO” – percorrendo com os jovens o caminho de Emaús”. O evento contou com a participação de 35 pessoas de variadas regiões do Nordeste e do Brasil: jovens, adultos, padres, salesianos, coordenadores de pastoral, vocacionados, aspirantes e jovens animadores. A descontração, alegria e bom entrosamento marcaram todo o encontro. Reflexões dos temas, dinâmicas, músicas, apresentação dos teatros, trabalhos em grupos, contribuíram para fortalecer e ampliar o conhecimento de todos em torno do tema e da proposta. O encontro terminou as 16:30h e todos retornaram para suas comunidades cheios de expectativas e animados para a Colônia de Férias de 2010.

Conselho AJS


Dando continuidade ao encontro de lançamento do subsídio da Colônia de Férias 2010. Quase todo o grupo que estava reunido no INSAF, dirigiu-se para a Chácara São Miguel em Aldeia, para realizar a última reunião do ano do Conselho da AJS. A reunião começou com o jantar no dia 21/11 e terminou no domingo 22/11 com o almoço. Cerca de 25 pessoas entre jovens e assessores participaram do encontro, quase todas as casas salesianas enviaram representantes além da presença de algumas casas das FMA. Os pontos principais do encontro foram: Troca de experiências entre as casas; avaliação do ano pastoral e da AJS em 2009; planejamento 2010. O encontro foi bastante descontraído e muito proveitoso. Todos os presentes assumiram o compromisso de repassar as informações aos seus grupos e comunidades, assumindo os objetivos para 2010.

Veja Galeria de Fotos do Site da Inspetoria Salesiana

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

convite para lançamento da Colônia de Férias 2010

Estimados irmãos

Diretores e Párocos,

Coordenadores de Pastoral e Animadores,

Coordenadores das Colônias de Férias 2010,

Estamos convidando os coordenadores de cada Casa (oratório, paróquia ou escola) onde acontecerá a experiência da Colônia de Férias 2010, para participarem do encontro de lançamento e apresentação do subsídio “NA TRILHA DO TESOURO”, que irá ajudar na realização desta atividade pastoral.

Desta vez poderá também participar coordenadores de pastoral que mesmo não realizando colônias de férias, poderão utilizar o subsídio em outras ocasiões: encontros de formação, catequese, com os grupos da ADS, Laura,...

O subsídio foi pensado e preparado por um grupo de jovens salesianos, teólogos e filósofos, dentro do eixo-temático da Estréia do Reitor-Mor e da Campanha da Fraternidade 2010.

Recife, 05 de novembro de 2009

Pe. Gilberto Antonio da Silva

OBS.: Enviem os nomes dos participantes para o e-mail: ajs@salesianosrec.org.br

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Próximo final de semana, Jovens católicos de todo nordeste se reúnem para festival e refletem sobre o extermínio da juventude

Neste final de semana, de 23 a 25 de outubro, uma média de 1.000 jovens vindos de diversas cidades do nordeste estarão reunidos no Colégio Salesiano Recife para realizar a 14ª edição do Festival da Juventude Salesiana, organizado pela Articulação da Juventude Salesiana do nordeste (AJS*) e pela Inspetoria Salesiana do Nordeste.

O tema do Festival este ano é “Família Salesiana em marcha contra violência Juvenil”, inspirado na carta aos jovens publicada pelo reitor-mor da congregação salesiana no início deste ano que trata da valorização dos grupos da Família Salesiana e do seu empenho em favor da juventude, juntamente com o do tema do DNJ (Dia Nacional da Juventude) proposto pelo Setor Juventude da CNBB que traz reflexão sobre a violência e faz campanha contra o extermínio dos jovens.

Durante o evento, além da palestra sobre o tema, serão organizadas tendas temáticas e realizadas apresentações artísticas, festivais de música, de coreografias e de teatro, show, momentos de oração e de tempo livre, todos assumidos e coordenados pelos jovens.

No Domingo, dia 25, devido à coincidência com o Dia Nacional da Juventude, o evento será aberto aos jovens ligados ao Setor Juventude da Diocese de Olinda e Recife e contará com celebração Eucarística especial presidida pelo arcebispo, Dom Fernando Saburido, às 8h30 da manhã.Os participantes são predominantemente integrantes de grupos juvenis e vêm de realidades diversas, não só no âmbito rural-urbano, como também no sócio-econômico. A grande maioria destes jovens pertencem a diferentes Casas Salesianas, especialmente paróquias, obras sociais e escolas e o festival é um espaço privilegiado para partilharem experiências e mostrarem suas habilidades artísticas, através do teatro,da dança e da música. Além disso, sempre é um tema pertinente à juventude e à sociedade, para ser refletido através de palestra e demais atividades.
Para acompanhar o evento, foi aberto um blog, que será atualizado diariamente durante o acontecimento: http://festivalajs2009.blogspot.com/

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

blog especial para cobertura do Festival


Entre os dias 23 e 25 de outubro acontece o Festival da Juventude Salesiana.Este ano o evento conta com um blog especial para sua cobertura. Além de informações e orientações sobre o evento, também será possivel acompanhar a realização do evento, com postagens de textos, fotos e videos. Os pre-noviços salesianos assumirão a atividade da cobertura junto a outros jovens da AJS.
http://www.festivalajs2009.blogspot.com/

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Vigílias jovens

Carpina - Uma noite de louvor e adoração ao Rei Jesus!!!

No último dia 19 de setembro de 2009 aconteceu no Colégio Salesiano Padre Rinaldi, a V Vigília Jovem, com a temática, “Sinais e portadores do amor de Deus”, e com o Lema “Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei” (João 15,12). Tivemos como palestrante o Padre Severino João, responsável pela Pastoral da Juventude da Diocese de Nazaré. O mesmo também coordenou o momento de Adoração. Contamos com a participação e apoio do Pe. Sérgio, que presidiu a Eucaristia e passou toda noite da vigília na assessoria, junto com o salesiano Alexandre, os aspirantes e uma boa equipe da Paróquia de São José.
O evento iniciou às 21h e terminou ao clarear do dia, por volta das 05h30. Foram oferecidas 12 oficinas. Estiveram presentes mais de 450 jovens de toda cidade de Carpina além de um grupo de Jaboatão/Curado, com o apoio da Salesiana cooperadora Lia. Mais de 40 pessoas trabalharam na preparação, entre eles: os aspirantes, as Irmãs Dorotéas, Irmãs Damas Cristãs, Comunidade Boa Nova, Obra de Maria a Pastoral de Comunicação da Paróquia de São José e um grande número de casais da Pastoral da Família, jovens da ADMA do Colégio e da Paróquia, Crismandos, grupos jovens das comunidades, e grupos da paróquia do Sagrado Coração de Jesus e Santo Antonio. Durante a vigília destacamos ainda os vários momentos marcantes: a Eucaristia; a Santa missa; o momento de louvor; a adoração ao santíssimo com todos os participantes; o bom trabalho realizado nas oficinas; a experiência do Luau (que foi maravilhoso com a participação da juventude presente e do grupo –VXB –de Recife e Nazaré). Encerramos o evento com a bênção de Nossa Senhora Auxiliadora. Somos gratos a Deus pelo sucesso desta V Vigília Jovem, temos também um reconhecimento especial à Juventude pela participação e a equipe que trabalhou com dedicação e carinho

Gramoré - 12ª edição

Uma vez por ano somos agraciados por um evento proposto pela inspetoria e promovido por nossa paróquia chamado Vigília Jovem. Um momento em que paramos para refletir situações em nossa vida e nos é feito o convite de reavivá-la em Jesus Cristo. Esse ano o dia escolhido foi 12 de setembro, a proposta da Vigília foi refletirmos sobre “Sinais e portadores do amor de Deus” como tema e “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” como lema. Feita com muito carinho, o momento de recolhida durante a madrugada, tornou diferente o que estamos acostumados a viver e faz com que rezemos de uma maneira especial. Iniciamos nosso momento com a Celebração Eucarística às 22h30min presidida por nosso querido pároco Padre Francisco, que nos deu orientações com suas belíssimas palavras para darmos o ponta-pé inicial naquela noite. Logo depois todos os jovens presentes (cerca de 150) se encaminharam para o salão onde tivemos uma animação feita pelos jovens ‘Feijão’ (é assim que o chamamos); Juliano (o ninja do violão); Cibele (relembrando os tempos de Banda da PJ) e Ranieri (esse que vos escreve – eu pelo menos tentei cantar...). Os jovens mostraram-se bastante animados e empolgados enquanto as músicas rolavam. Logo depois em um momento de mais calma, os jovens puderam ver o primeiro vídeo da noite. Logo depois disso, os jovens foram divididos em oito subgrupos (assim que chegaram à Vigília, cada jovem recebeu um crachá com seu nome e com um nome de um ramo da família salesiana atrás). Os coordenadores dos grupos foram encarregados de ficar nas salas com um ramo da família, cada um com suas dinâmicas, despertando os jovens a entenderam mais sobre o assunto proposto. Como ninguém é de ferro, demos uma pausa para o lanche com mais música e animação que levou a juventude presente a uma alegria só (foi de arrepiar amigo!). Cantamos, rezamos e às 5h45min encerramos com muita alegria nossa Vigília Jovem de 2009. Um agradecimento especial a todos que se esforçaram para que nossa Vigília fosse esse momento marcante na vida de cada um que esteve no centro pastoral naquela noite. Ate 2010 se Deus quiser!

Fortaleza - Dom Lustosa
No dia 19/09 das 14h as 19h , realizou-se com grande êxito o acontecimento da “Vigília” Jovem salesiana, depois de 1 ano sem a realização do evento. Os participantes foram acolhidos com grande amor e entusiasmo pelos jovens do colégio Juvenal de Carvalho. Após este momento, deu-se início a oração de abertura, tendo como ícone Jesus crucificado, onde o contemplamos frente aos inúmeros problemas sociais. Todos os momentos foram vivenciados com grande entusiasmo e alegria e com a participação integral dos 350 jovens presentes, representando cada qual a sua escola, de forma muito significativa. Tivemos como palestrante o salesiano Rafael, que de forma muito dinâmica e enfática contagiou toda a platéia juvenil com a abordagem do tema: “Ser sinal e portador do amor de Deus”. Um outro momento importante da tarde foi a realização dos grupos de partilha, com a finalidade dos jovens expressarem concretamente seu pensamento diante do tema abordado na palestra. Ao final da tarde, a Celebração Eucarística foi presidida por Pe. Demontier, que focalizou ainda mais aos jovens a se tornarem sinais do amor divino frente a uma sociedade descrente do amor de Deus. Louvemos a Deus por mais este momento na caminhada da AJS do Ceará.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

concurso para Cartaz do Festival

Tema: “FAMÍLIA SALESIANA – UM VASTO MOVIMENTO PARA A SALVAÇÃO DOS JOVENS”

Lema: “Da mihi animas, cetera tolle”

1. O cartaz poderá ser ilustrado com:
Foto (desde que a foto esteja com o direito autoral autorizado, caso não esteja, o mesmo poderá ser excluído do concurso), desenho, colagem, montagem, pintura ou outra forma. Deverá constar no cartaz o tema e/ou o Lema

2. A autoria poderá ser de uma pessoa ou de um grupo de pessoas.

3. Se a produção do cartaz envolver o uso de imagens ou criação de outra pessoa, será necessário que a sua utilização esteja devidamente autorizada pelos autores e, no caso de imagens de pessoas, que estas tenham autorizado a sua veiculação.

4. A data limite para a apresentação dos trabalhos é 14 de setembro de 2009.

5. A seleção definitiva será na sede da INSPETORIA, durante a reunião da
Comissão Organizadora.

6. A explicação do cartaz elaborada pelo autor poderá constar do subsídio.

7. A premiação deste concurso é a publicação do cartaz e a divulgação do
autor, o autor não pagará a taxa de inscrição do festival.

Pe. Gilberto Antônio, SDB
Ir. Elizabeth Pastl, FMA
Delegados inspetoriais para AJS

sábado, 18 de julho de 2009

Conselho da AJS em Carpina

Dando continuidade a nossa caminhada no ano de 2009, aconteceu nos dias 04 e 05 de julho no Juvenato Maria Auxiliadora em Carpina, o II Conselho Inspetorial dos Jovens da AJS. Estiveram presentes através de seus assessores / assessoras, as comunidades de: Areia Branca, Caetés, Carpina, Fortaleza – Dom Lustosa, Jaboatão – Paróquia, Lajedo, INSAF, Bongi – Paróquia São João Bosco, Noviciado Várzea e Centro Comunitário de Casa Amarela. O encontro foi uma grande oportunidade para avaliar-mos o primeiro semestre e planejarmos o segundo semestre deste ano de 2009. Bem descontraído e com a participação intensa de todos os participantes o encontro foi muito proveitoso e atendeu as expectativas. Formação, decisões, tarefas foram encaminhadas nestes dois dias em que estivemos juntos. Foi dado prioridade a programação do segundo semestre a VISITA DO REITOR MOR, Vigílias, Festival e outros momentos locais. Em breve estaremos enviando a todos os conselheiros e jovens ligados a AJS o relatório completo do encontro. Agradecemos a todos que participaram e animam com entusiasmo a juventude salesiana em todo nordeste.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Clipping Juventude

Governo e OIT lançam a publicação “Trabalho Decente e Juventude”
A Secretaria Nacional de Juventude e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), lançam dia 1º de julho a publicação “ Trabalho Decente e Juventude”, um projeto realizado em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O Documento, elaborado no contexto do Projeto de Promoção do Emprego de Jovens na América Latina (PREJAL/OIT), analisa a situação da juventude no Brasil, no período de 1992 a 2006, e apresenta alguns dos mais importantes programas desenvolvidos nessa área. Veja mais informações e acesse os dados em: http://www.oitbrasil.org.br


Lançada pesquisa sobre juventudes sul-americanas
Como a juventude é vista nos diferentes países da América do Sul? Como se posicionam jovens e adultos sulamericanos sobre temas morais, éticos e políticos? Quais as principais demandas e os problemas dos jovens na região? Estas e outras perguntas guiaram a pesquisa “Juventude e Integração Sulamericana: diálogos para construir a democracia regional”, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e pelo Instituto Pólis, e que ouviu, em seis países – Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia e Paraguai – 14 mil pessoas no segundo semestre de 2008. O estudo é o primeiro a comparar gerações na América do Sul (50% dos entrevistados foram jovens de 18 a 29 anos e 50% adultos de 30 a 60 anos).
Para acessar a pesquisa e mais informações, acesse: http://www.ibase.br ou http://www.juventudesulamericana.org.br

Anunciada assessoria provisória do Setor Juventude da CNBB
Os padres Wander Torres Costa, da arquidiocese de Mariana (MG), e Carlos Sávio da Costa Ribeiro, da arquidiocese de Natal (RN), vão auxiliar dom Eduardo Pinheiro na assessoria do Setor Juventude da CNBB. O anúncio foi feito dia 29 de junho, por dom Eduardo, bispo responsável pelo Setor. O cargo de assessor do Setor ficou vacante com o assassinato do padre Gisley Azevedo Gomes, no dia 15 de junho.

PEC e Plano Nacional de Juventude na pauta
Cerca de trinta pessoas, lideradas pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), foram recebidas na tarde do dia 2 de junho pelo presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, para discutir o Plano Nacional de Juventude (PL 4530). Na ocasião, Temer se comprometeu a colocar o Plano na pauta da Câmara já no próximo semestre, durante a Semana da Juventude, que acontece entre os dias 23 e 30 de setembro.
Depois de deixar a Câmara, o grupo dirigiu-se para o Senado Federal para pedir a aprovação da PEC da Juventude, que está pronta para ser votada a qualquer momento.A Proposta de Emenda Constitucional inclui o termo “juventude” no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal, assegurando aos jovens de 15 a 29 anos prioridade no acesso a direitos constitucionais como saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização e cultura, que já são garantidos às crianças, adolescentes e idosos.

*Os conselheiros ficaram em vigília e vários senadores se pronunciaram em defesa da matéria: Renato Casagrande (PSB/ES), Inácio Arruda (PCdoB/CE), Eduardo Suplicy (PT-SP), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), José Nery (PSOL-PA), João Pedro (PT-AM), Antônio Carlos Valaderes (PSB-SE), e Flávio Arns (PT-PR).
Com informações: http://www.juventude.gov.br

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Conselho AJS dias 04 e 05 de julho


Aos Conselheiros/as Inspetoriais AJS.
Aos Assessores e Assessoras da AJS.
Aos Delegados FMA e SDB.
Aos Inspetores SDB e FMA
Aos Diretores e Diretoras das Comunidades Salesianas.

“Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo e Eu lhes darei descanso...” (MT 11, 28).


Continuando a nossa programação de 2009 estamos convocando todos e todas para o segundo conselho inspetorial de jovens da AJS. Recordamos que é importante a participação dos jovens nesta reunião representando a sua comunidade para avaliarmos e encaminharmos as atividades da AJS.
Caso a sua comunidade ainda não tenha escolhido o/a Conselheiro(a) favor enviar um representante que possa ajudar-nos no acompanhamento dos jovens localmente.

A pauta da nossa reunião será assim:

SÁBADO - DIA 4 DE JULHO DE 2009.

10h – Chegada dos Conselheiros
12 h - Inicio com o almoço.
13 h30 min – Oração inicial.
- Reflexão – Comunidade Educativa (Linhas Orientadoras da Missão das FMA –
LOME) – Ir. Beth.

15 h30 min – Lanche.

16 h- Organização das Vigílias e do Festival da Juventude. (Temas e subsídios, número de participantes, critérios de participação, acompanhamento dos assessores durante o festival e vigílias, participação dos festivais de coreografia, música, teatro, taxa do festival, rifas, equipes de trabalho, oficinas, etc...)

18 h – Jantar.
19 h às 20 h 30 min- Partilha do relatório semestral das atividades da juventude das comunidades locais. (cada comunidade apresenta seu relatório – Encontrões, Romarias, Encontro de Lideranças...)
20 h 30 min – “Passeio por Carpina”.
23 h – Recolhimento para dormir.

DOMINGO – DIA 5 DE JULHO DE 2009.

07 h – Missa – Padre Gilberto.
08 h – Café da manhã.
09 h – Programação do 2º semestre. Ultima revisão das decisões, etc.
- Encerramento com o almoço.

Contamos com a participação de todos para que o protagonismo juvenil seja realmente uma experiência positiva para os jovens das nossas comunidades.
Nossa Senhora Auxiliadora, nossa Mãe e Mestra, nos ensine os caminhos que levam ao Senhor.
Delgados AJS do Nordeste Juntamente à equipe central.

Pe Gilberto Antonio da Silva, sdb
ajs@salesianosrec.org.br
(81) 99.13.22.95

Ir. Elizabeth Pastl Montarroyos, fma
irbethpastl@hotmail.com
(81) 96.59.10.84
SERVIÇO:

ENCONTRO INSPETORIAL DOS JOVENS.

DATA: 4 e 5 de julho de 2009.
Horário:
das 12 horas do dia 4 às 13 horas do dia 5.

LOCAL: Juvenato Maria Auxiliadora. – Carpina.
Av. Padre Rocha, 1222. Fone: (81) 36.21.01.64.

Para chegar:
De ônibus
: Pegar ônibus no TIP (Rodoviária) com destino a Carpina. Descer na esquina da Av: Pe Rocha, do Colégio Salesiano. Ou Pegar ônibus 1002 com destino a Carpina em qualquer parada da Avenida Caxangá.

De transporte particular: Via Recife pegar a BR 408 com destino ao interior.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

XI - Romaria Jovem - Natal l Gramoré

XI - Romaria Jovem - Natal l Gramoré

No dia 24 de maio no conjunto Panorama, aconteceu um dos Eventos mais importantes do Calendário da AJS (Articulação da Juventude Salesiana) a XI Romaria Jovem, que teve como tema: “Maria, mãe da Juventude” e o lema: “Eis ai tua mãe”. Iniciou às 16h com a Celebração da Santa Missa que porventura nem a chuva pôde atrapalhar.  
O Trio elétrico saiu às 17h15min, com a Banda FDF e convidados (Maxwel, Téssia, Ranieri, Feijão, Juliano, Ricardo, Ricardo (JUC) e Maison), os Romeiros se projetaram atrás do trio e foi ao Som de “Maria de Nazaré” que a banda começou o percurso de 4,5km pelas ruas de Natal (Zona Norte). 
Todos se encaminhavam com calma para um momento de reflexão em frente à antiga penitenciária João Chaves, orientados pela banda e com muita atenção ao que Pe. Francisco Cibin falava aos detentos, sobre a valorização da vida e da fé que deveriam ter e que eles não se sentissem sozinhos, pois Maria, Mãe da Juventude nunca os abandonariam. Após a reflexão foi rezado uma Ave-Maria em intenção aos presidiários. 
Veio a Chuva, mas não atrapalhou a caminhada dos jovens, pois a banda não deixava ninguém parado, entoando cantos como: Leão de Judá, O amor, Galhos secos entre outras. Todos os romeiros com muita disposição se mantinham em um nível elevado de alegria, até mesmo aqueles jovens de 30, 40 e até 50 anos.
Ao questionar a equipe de apoio sobre a quantidade de jovens presentes, relataram que tinha em torno de 700 a 800 jovens, número que deixa a organização feliz, pois mesmo vendendo pouco mais de 300 abadás, o número de jovens foi muito satisfatório.

Ao chegar à Paróquia Dom Bosco, ponto final da XI Romaria Jovem, todos foram para o Ginásio, onde Pe. Francisco Cibin fez a homilia da missa, do inicio da Romaria. Após esse momento foi à vez da despedida em que Téssia (Assessora da AJS) fez a oração final, falando de Maria e do seu filho Jesus e dando os agradecimentos.
Destacamos o trabalho de todos durante os três meses de preparação para a realização dessa Romaria Jovem. Dedicação da comunidade, grupos, movimentos e principalmente da Coordenação da AJS, que sempre acreditaram, mesmo com tantos problemas, que no final de tudo tivesse um resultado tão surpreendente quanto os obstáculos ultrapassados. 

Eduardo - Natal - Gramoré/RN

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Romaria Jovem de Recife

No último domingo, dia 17, aconteceu a 19ª edição da Romaria jovem de Recife. O Evento reuniu uma média de 3000 pessoas. O tema deste ano foi “Maria, mãe da Juventude”.

Após celebração Eucarística realizada no Parque 13 de maio, a caminhada saiu rumo ao Colégio Salesiano e foi conduzida pela Banda Filhos do Céu, de Caetés (Abreu e Lima). Durante todo percurso, os participantes se mostraram muito entusiasmados, com uma contagiante alegria juvenil.

Já no colégio Foram feitas diversas apresentações culturais, com as bandas M de Maria e Kairós, e os grupos de dança/ coreografia: Espírito jovem (Jordão), Adorart (Moreno), JUGMA (Várzea) e Ministério de Dança Shalom (Vasco da Gama).
As congregações religiosas também tiveram espaço na Romaria, mostrando seus trabalhos e vocações no corredor central do Colégio, onde os jovens puderam circular e adquirir muitas informações.

A Devoção à Maria permeou todo evento e na Benção final não poderia ser diferente.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Convite Romarias Jovens

À juventude em geral e aos Jovens da AJS

Nos dias 03/05 – Caetés; 17/05 – Recife; 23/05 – Natal; 24/05 – Areia Branca, Juazeiro e Gramoré; a juventude salesiana e convidados de diversas outras congregações, movimentos, dioceses, paróquias... estarão reunidos em um grande louvor a Maria e para festejar a caminhada dos grupos juvenis de nosso querido Nordeste. As ruas destas várias cidades serão tomadas pela alegria juvenil. Será mais uma Romaria Jovem, que este ano tem como tema: “Maria, Mãe da Juventude”, e como lema: “Eis aí tua Mãe” (Jo 19, 27b).

Cada Romaria seguirá uma programação de acordo com a realidade local. Informe-se e informe seus amigos para não perder nenhum momento.

Para garantir ainda mais a organização e participação ativa de todos os jovens romeiros, a AJS (Articulação da Juventude Salesiana) organizou um subsídio para as reflexões dos grupos juvenis que participarão das várias Romarias. O objetivo do material é refletir sobre a Romaria, apresentar a beleza da vida e despertar nos jovens o compromisso e protagonismo juvenil.
Os que já participaram reencontrarão velhos amigos e farão novos. Já os novos partilharão alegrias e esperanças, despertarão para o engajamento e compromisso com suas comunidades de origem, servindo gratuitamente seus semelhantes. Sendo evangelizadores de outros jovens, dos seus amigos.

Nossa expectativa é reunir em diversos pontos do Nordeste cerca de 5.000 jovens. O momento nos dá a certeza de que a juventude tem sonhos e esperanças como também acreditam no Deus da vida. O “Eis aí tua mãe” de Jesus para João, nos dar a certeza de que Maria nos acolhe como filho, ela caminha conosco, nos garante a fidelidade ao seu Filho Jesus.

A AJS central estará enviando a todos os locais onde acontecerá a Romaria, um cadastro para ser preenchido pelos jovens romeiros que desejarem receber informações, subsídios e fazer novas amizades com jovens da AJS de todo Nordeste e do Brasil.

Antes do encerramento, os jovens assumirão alguns compromissos com sua própria caminhada, com o grupo que participa: maior Integração, participação,... em suas comunidades.

Certos da atenção, participação e envolvimento de todos, desde já agradecemos a presença e entusiasmo que encantarão toda nossa juventude.

SUBSÍDIO
Para baixar o subsídio de preparação, clique neste endereço abaixo:
http://salesianosdobrasil.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=468&Itemid=89

sexta-feira, 20 de março de 2009

ENCONTRO INSPETORIAL DO CONSELHO DA AJS

Reunidos nos dias 14 e 15 de março na Chácara São Miguel – Aldeia, 25 jovens Conselheiros, 5 salesianos jovens, dois pré-noviços e 5 irmãs salesianas num total de 37 pessoas da AJS de várias localidades realizaram seu primeiro encontro de Planejamento deste novo ano. Os vários momentos foram bem distribuídos e vividos intensamente por todos os presentes. Trocas de experiências, Estreia do Reitor Mor, Planejamento das ações para o novo ano, Reflexão dos o CG das salesianas e Salesianos, Prioridades inspetoriais e estrutura organizacional da AJS foram os temas que permearam o encontro. Outros assuntos como: quantidade de participantes no festival 2009, romarias, encontrões jovens, visitas da Assessoria Inspetorial as casas, e formação de cinco equipes inspetorias (Música e Arte, Liturgia, Captação de Recursos, Comunicação e Formação (Catequese), para apoiar os vários grupos locais foram discutidos e encaminhados no encontro. O encontro foi bastante envolvente e em alguns momentos vários jovens se emocionaram com as reflexões sobre as várias experiências e a estrutura organizacional da AJS. Segue o testemunho de alguns jovens que participaram do encontro:
“Caros amigos da AJS,
Este conselho foi maravilhoso... É nesse momento que nos renovamos e sentimos a presença de nosso Pai Dom Bosco... ..senti o coração vibrar de alegria e me emocionei em saber que vários jovens de vários locais têm o mesmo propósito que Dom Bosco e nós, a salvação da juventude. Um abraço Para todos da família AJS”.
Adriana Prisco (AJS – Jaboatão)
“Caríssimo Pe. Gilberto e amigos da AJS,
...Aproveito também, para dizer de todo meu entusiasmo em relação a tudo que vi no encontro do conselho. Penso que as decisões tomadas, assim como a estrutura proposta para a Articulação marcam um passo importante para o avanço da evangelização da juventude e atuação dos diversos grupos associados AJS. ...renovo o compromisso de que como assessor farei tudo a meu alcance para colaborar com a Articulação local, acompanhado-os, orientado-os, amando-os! Fica firmado aqui, também, o compromisso de articular todos os assessores da paróquia... Abraços”.
Yan de Lima Justino
(AJS – Gramoré -Aspirante a SSCC)
“O conselho Inspetorial sempre muda nossas vidas; passamos a conhecer novas realidades e novas "Caras". É um momento de muita interação e de troca de experiências. Acredito que todos(as) que participaram voltaram cheios de esperança e novas idéias além de ótimas amizades. É uma pena que todos(as) tenhamos que ir embora mais concerteza iremos semear o amor de Deus nos corações dos jovens. Conviver com a juventude e ama-la é Maraaaaa...”
Carol Cunha (AJS - Bongi - Recife)
O relatório completo do encontro sairá no Nordeste pastoral, fique ligado.

Pe. Gilberto Antônio

quarta-feira, 4 de março de 2009

Mensagem do Reitr-mor aos Jovens: CONSTRUAM UM VASTO MOVIMENTO PARA A SALVAÇÃO DOS JOVENS

Caríssimos jovens,

No Verão passado, participei da Jornada Mundial da Juventude na Austrália. Era bonito ver tantos jovens provenientes de toda a parte do mundo, pertencentes e animados por diversos grupos religiosos.

O meu pensamento voou espontaneamente para a grande aventura que Jesus de Nazaré teve com seus discípulos no inicio de sua missão. As margens de um lago num país minúsculo e desconhecido, um grupo de pescadores encontrou Jesus.

Fascinados por aquele homem, escutaram-no, seguiram-no e o obedeciam em tudo. Tinham-se deixado cativar pelo seu amor total e gratuito. Assim, aquela pequena semente germinou, tornou-se um grande povo que cobre a face da terra: a Igreja.

Tive a alegria de me encontrar também com os jovens do Movimento Juvenil Salesiano (Articulação da Juventude Salesiana). Perante aqueles milhares de jovens, veio-me à mente a recordação do pequeno grupo de jovens que naquela noite fria de 18 de Dezembro de 1859 se reuniram no quarto de Dom Bosco para fazerem a opção mais importante de suas vidas: ficar com Dom Bosco, entregando-se totalmente ao Senhor. Assim, de modo simples e humilde, há 150 anos, foi lançada a semente. Revejo o jovem Cagliero que, uma semana antes daquela decisão, anda no pátio de um lado para o outro, inseguro, confuso, pensando ora uma coisa ora outra, até sair com a frase: “Irmão ou não-irmão, eu fico com Dom Bosco!”. Ficou com Dom Bosco, levando aquela pequena semente até aos confins da Patagônia, na Argentina. Uma história maior do que ele, maior do que aqueles jovens pobres, mas generosos. Daquela pequena semente nasceram os Salesianos, as Filhas de Maria Auxiliadora, os Salesianos Cooperadores. Uma história que chegou até nós porque aquela semente se tornou uma grande árvore: a Família Salesiana.

Sim, é verdade, eram jovens pobres, limitados na sua experiência humana e cultural. Mas, em Dom Bosco, tinham encontrado Jesus Cristo, que os lançou numa missão humanamente impossível, numa louca aventura: “Sereis minhas testemunhas até aos confins do mundo” (At 1,8).

Também a vocês, jovens deste início do terceiro milênio, Jesus confia a missão que há dois mil anos confiou aos seus discípulos: “Envio-te a anunciar o meu Evangelho até aos confins da terra. Vai com aquele amor e com aquela paixão apostólica e educativa que impeliu Dom Bosco a preferir sempre os jovens, os pobres, os povos ainda não evangelizados”.

Não tenham medo! Jesus Ressuscitado lhes dará a força, o dinamismo e a alegria que vêm do Espírito Santo. Com a força do Espírito, a Igreja cumpre a sua missão, torna Jesus presente hoje; o mesmo Espírito, que suscitou e formou Dom Bosco, tornou aquela semente uma árvore bela e frondosa. A fim de continuar esta missão, faço um convite urgente: com entusiasmo e dinamismo juvenil de vocês, colaborem para fazer da Família Salesiana um grande Movimento, vasto como o mundo, para a salvação dos jovens.

Mais do que destinatários, com o frescor juvenil, vocês são o coração pulsante deste grande Movimento. Dito isto, vocês poderão se perguntar: “Mas que devemos fazer, como poderemos responder à missão que Jesus nos confia e como deveremos proceder, para evangelizar nossos companheiros?”

Estou convencido de que, se vocês souberem encontrar espaço para a oração e se colocarem na escuta dócil do Espírito Santo, será sempre muito claro como proceder nesta obra tão importante que é a evangelização e educação de vocês e dos seus amigos.

Mas agora queria, com muita simplicidade, dar-vos algumas indicações que confio à vossa reflexão e ao vosso coração generoso.

PRESENÇA NA REALIDADE JUVENIL

Antes de tudo, convido-os a cultivar uma atitude de fundo: a vontade de caminhar juntos em direção a uma meta partilhada, com um intenso espírito de comunhão, com vontade sincera de sinergia, com madura capacidade de projetar juntos. Recebemos o grande dom da Espiritualidade Juvenil Salesiana, que constitui a fonte da nossa comunhão e o dinamismo da nossa missão e que devemos aprofundar e compartilhar cada vez mais.

A nossa missão comum, a nossa meta compartilhada, é o planeta jovens. Por isso, caríssimos, é preciso estar dentro da realidade juvenil. Jesus os envia, junto com todo o Movimento Juvenil Salesiano (AJS), ao mundo dos jovens de hoje, com suas sombras e luzes, com suas angústias e esperanças, com os seus impulsos de alegria mas também com os seus sofrimentos, com a sua vida transbordante, mas também com os seus desertos, onde nasce apenas a erva amarga da solidão. Penso no mundo da escola, da universidade, do trabalho; penso nos lugares de tempo livre e de divertimento; penso, em particular, nas zonas desesperadas do mal-estar juvenil. Trata-se de estar ativamente presentes em todos estes ambientes, promovendo uma maior qualidade de vida, uma partilha interpessoal e uma comunicação mais intensa e profunda para superar tanto individualismo e solidão em que vivem muitos jovens, testemunhando os valores positivos que dão sentido e gosto à vida e, sobretudo, fazendo presente entre os jovens a pessoa de Jesus Cristo, fonte de plena humanidade, de vida e de alegria.

FAZER PRESENTE A VOZ DOS JOVENS

Eis outra sugestão: fazer presente a voz dos jovens, em particular de tantos jovens que não têm voz e que ninguém escuta; tornar conhecida as suas necessidades e as suas expectativas, defender os seus direitos e acompanhá-los nas suas reivindicações. Antes de tudo, tornar presente esta voz entre os seus próprios companheiros, que frequentemente não conhecem certas situações de marginalização e de mal-estar; torna-la presente nos grupos da Família Salesiana. Como Domingos Sávio que conduziu Dom Bosco junto ao doente de peste que foi deixado isolado, assim também vocês devem pegar a mão da Família Salesiana, para que cuide dos doentes e abandonados do nosso tempo. Se vocês não forem ao encontro desta realidade, entre os que têm a mesma idade de vocês, talvez ninguém vá em seus lugares.

Mas também juntos, como Movimento Juvenil Salesiano (AJS), devem ser a voz dos jovens perante a sociedade e a própria Igreja: promovam com criatividade iniciativas que favoreçam o conhecimento dos seus problemas, das suas situações de mal-estar, das suas expectativas e esperanças. É necessário fazer conhecer também tantas boas notícias do que se faz no mundo juvenil, tantas iniciativas positivas que frequentemente não encontram espaço nos meios de comunicação; facilitar deste modo uma visão positiva do mundo dos jovens entre os adultos, contagiando-os com o dinamismo e entusiasmo de vocês.

Somos chamados a ir juntos ao coração da vida, aceitando os desafios da complexidade cultural e social. A família, a escola, a comunicação social, a cultura, a política, requerem novas formas de solidariedade. A resposta manifesta-se na cidadania ativa pelo bem comum que, para a Família Salesiana, significa promover um compromisso compartilhado em torno dos grandes desafios da vida, da pobreza nas suas diferentes expressões, da evangelização, da paz, dos direitos humanos. Para vocês, jovens, o voluntariado civil, social e missionário, constitui uma possível vocação significativa e de grande compromisso que como Movimento vocês devem promover.

EMPENHO MISSIONÁRIO E FORTALECIMENTO DA AJS

Outro campo a partilhar com o Movimento Juvenil Salesiano (AJS) é o empenho missionário. Nestes últimos anos, as expedições missionárias têm contado sempre com alguns jovens que oferecem meses e até anos da sua vida pela propagação do Evangelho e da solidariedade humana. Também nos seus próprios países vocês podem constituir redes de colaboração e de apoio que ajudem o compromisso missionário da Família Salesiana e da Igreja. Estejam prontos, disponíveis para fazer opções de serviço exigentes, sede generosos para acolher o dom de Deus que chama com uma vocação de especial consagração.

Fortaleçam o Movimento Juvenil Salesiano (a AJS), promovendo o encontro e o conhecimento entre os diversos grupos existentes na mesma obra salesiana ou no mesmo território, favorecendo o intercâmbio e a partilha de iniciativas e de subsídios, a colaboração em projetos compartilhados ao serviço das grandes causas da vida e da solidariedade. Abram o MJS (AJS) aos outros Movimentos da Igreja local, colaborem com instituições e organismos da sociedade civil, sobretudo os que trabalham entre os jovens e no setor dos jovens em risco. Dêem visibilidade eclesial e social à presença salesiana, como Movimento/Articulação, participando em projetos partilhados, oferecendo os seus recursos e capacidades para apoiar iniciativas em favor dos jovens, favoreçam colaborações múltiplas, ágeis, convergentes, renováveis…

PRESENTES NA REALIDADE JUVENIL COM O CORAÇÃO ANCORADO EM CRISTO

E eis a última indicação que me parece importante sugerir a vocês. O Movimento Juvenil Salesiano (AJS) nasceu do coração apostólico de Dom Bosco, inflamado de caridade pela salvação dos jovens. Por isso, construiremos Movimentos Juvenis Salesianos, se estivermos presentes na realidade juvenil com o coração ancorado em Cristo. Somos chamados a modelar o nosso coração, pobre e talvez também pecador, pelo de Jesus, no qual Deus se manifestou ao mundo como Aquele que dá a vida, para que o homem seja feliz e tenha a vida em abundância (cf. Jo 10,10). É necessário uma fé cada vez mais forte, que se alimenta da Palavra de Deus, da Eucaristia e da oração, que mergulha com freqüência no oceano da misericórdia de Deus e que descobre cada vez mais como é maravilhoso e importante deixar-se ajudar por um guia espiritual.

Seguindo caminhos de aprofundamento espiritual e de formação pastoral, poderemos cumprir a nossa missão comum, que é a educação cristã e a orientação do jovem na vida.

Eis a interpelação dirigida pelo Papa aos jovens no passado Dia Mundial da Juventude em Sidney; dizia: “Caros jovens, permiti que vos faça agora um pedido. Que é que ides deixar à próxima geração? Estais construindo vossa vida sobre fundamentos sólidos? Estais construindo algo que vai durar? Estais vivendo vossa vida de maneira a dar espaço ao Espírito no meio de um mundo que quer esquecer Deus, ou mesmo rejeitá-lo em nome de um falso conceito de liberdade? Como estais usando os dons que vos foram concedidos, a força que o Espírito Santo está pronto a infundir em vós? Que herança ides deixar aos jovens que hão-de vir? Que diferença ides fazer?” (Homilia da Eucaristia final no Hipódromo de Randwick no dia 20 de Julho de 2008).

Coloquemo-nos a caminho com esperança: “Recebereis a força do Espírito Santo que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas até aos confins do mundo” (At 1,8). Caríssimos jovens, estas palavras de Jesus são para cada um de vocês. Não as esqueçam nunca! Jesus Ressuscitado abre a cada um de vocês estes grandes horizontes, aponta-lhes também os confins da terra. Confins que começam aqui e agora, nos seus países, nas suas cidades onde a Providência os colocou. Fazemos parte de uma grande Família nascida do coração de Dom Bosco e que cresceu com o dom de Maria Mazzarello e de todos os Santos e Santas que a vivificaram, de modo especial os santos jovens, Domingos Sávio, Laura Vicuña, Zeferino Namuncurá, os cinco jovens mártires do Oratório de Poznań, e tantos outros. O Senhor chama-nos hoje a continuar esta bela aventura para o bem e a salvação dos jovens.

Maria, que foi a Mãe e a Mestra de Dom Bosco, acompanha-nos neste caminho. Ela é também para nós Mãe e Mestra, que nos abre a Cristo e aos jovens, para que possamos construir, ao serviço dos jovens mais pobres, um Movimento de salvação e de vida plena.

Na solenidade de São João Bosco

Pe. Pascual Chávez Villanueva

Turim – 31 de Janeiro de 2009

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

DIÁRIO DE VIAGEM EM ANGOLA - de Pe. Luiz De Liberali

AS PRIMEIRAS VISITAS

Queridos jovens, "A gradeço a todos pela amizade e solidariedade nesta minha ida para Angola. Estou vivendo os primeiros dias em terra africana, tentando entender as tradições e culturas. Envio um pequeno relatório da minha viagem e do primeiro impacto com a realidade da cidade de Luanda. Minha futura destinação será Luena, a 1.100 km da capital, no interior, acompanhando e evangelizando as comunidades rurais. Com a certeza que estamos caminhando com Dom Bosco "aqui e lá, juntos, missionários", envio minhas saudações".



29-01-2009
DEIXAR TUDO


Em Recife, subi no avião tranqüilo e, diria, feliz, depois de saudar os salesianos e amigos no aeroporto. Estava para começar uma nova aventura, na África. Quando, porém, o avião começou a deixar a pista, levantando-se do solo, viera-me na mente tudo o que deixava: o Brasil, uma inspetoria salesiana, muitas iniciativas, tantos jovens e muitos amigos conhecidos em quase 18 anos de trabalho no nordeste.Enquanto as luzes da cidade distanciavam-se sempre mais, algumas lágrimas começaram a descer dos meus olhos, pensando em tudo isso. E eu, sozinho, indo para outro destino!Naquele momento me confortou a motivação da minha escolha, porque ser missionário é ter coragem, também, de deixar tudo para seguir a Jesus e trilhar os novos caminhos que Ele indica!


30-01-2009
MINHAS DUAS ÚNICAS MALAS


No intuito de preparar bem as únicas duas malas, que podia levar para Angola, dediquei muito tempo ao trabalho de escolha, deixando muitas coisas (não cabia, dentro das duas malas, tudo o que tinha!) para colocar dentro delas o que era mais importante e interessante! Quando, porém, embarquei no Recife, não me deixaram, de jeito nenhum, enviar as duas malas para Luanda. E se quisesse, deveria pagar mais de 1.000 dólares! Ai de mim!A única solução seria enviá-las até Lisboa, para ver o que poderia fazer, esperando que a Providência de Deus me ajudasse.A minha alegria foi imensa quando, em Lisboa, no escritório da TAP, soube que poderia continuar minha viagem com as duas malas, e sem pagar nada a mais!
31-01-2009
PRESENTE DE DOM BOSCO



Às 7:15h da manhã do dia 31, o avião aterrizou no solo africano. Logo pedi a intercessão de N. Sra. Auxiliadora e de Dom Bosco, no dia da sua festa, para que minha nova experiência missionária salesiana fosse abençoada e protegida.A acolhida fraterna do Pe. Filiberto, inspetor de Angola, me fez, logo, sentir parte desta nova terra: “Você – me disse – é o mais belo presente de dom Bosco, neste dia”.Celebramos a eucaristia de uma maneira muito simples, na capela da casa inspetorial, lembrando o nosso Fundador e rezando para o bom desenvolvimento da missão salesiana nos quatro cantos do mundo.


01-02-2009
UMA IGREJA VIVA


No primeiro domingo em terra angolana, participei de uma bela celebração na comunidade de Mbondo Chapé, na periferia de Luanda, onde 30 jovens universitários, animados pelos salesianos, estavam terminando uma semana de animação e de visitas nas casas. Aqui não tem igreja, mas um terreno com um pequeno galpão. Vi chegar mais de 800 pessoas de onde jamais pensava: vindo de casas pobres e distantes, percorrendo estradas de areia, debaixo do sol quente, mas todos vestidos a festa, alegres e felizes. E, ao longo da celebração, senti uma grande vibração e uma profunda participação, sobretudo através de cantos e danças.Foi para mim a descoberta de uma igreja que sabe viver e crescer no meio das dificuldades: não uma igreja de tijolos (porque o galpão não tinha paredes, nem bancos ou cadeiras para sentar), mas uma igreja viva, formada por um povo que canta e espera de Deus sua salvação.


FAMÍLIA SALESIANA


Na tarde deste domingo, mais de 200 pessoas, pertencentes aos vários grupos da Família salesiana, especialmente à Associação de Maria Auxiliadora - ADMA (mas também Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora e Cooperadores), reuniram-se no pátio da igreja de São Paulo (paróquia do centro de Luanda, animada pelos salesianos) para ouvir a Estréia do Reitor-Mor, apresentada pelo Pe. Gino Favaro, vigário inspetorial.Aqui em Angola percebe-se o entusiasmo da Família Salesiana em trabalhar pelo mesmo ideal de Dom Bosco e ser, de verdade, um grande movimento a serviço da juventude.


02-02-2009
BAIRRO DA LIXEIRA: UM FAVELÃO


Quem quer saber o que é favela e ver o tamanho das favelas da África, deve visitar o bairro da Lixeira (já o nome diz tudo!), perto do porto de Luanda. Eu nunca vi uma situação parecida, nem juntando todas as favelas de Recife!Aqui existe o maior mercado ao mundo e a pior condição de vida (utilizam só bancas, sem nenhuma infra-estrutura: vocês imaginem a qualidade das mercadorias!). Um salesiano me disse: “Depois do nada, vem ainda o bairro da Lixeira!”. Acho que dá para entender a situação na qual vivem 500.000 pessoas, na maioria jovens!No meio desta pobreza ‘generalizada’, uma comunidade salesiana, formada por quatro religiosos, apóia e sustenta quase 20 centros – entre os quais uma escola de 6.000 alunos, juntamente a mais de 800 colaboradores leigos.Varias organizações internacionais ajudaram, e continuam ajudando neste trabalho; muitos voluntários passaram por aqui; nestes dias chegou também uma família-voluntária argentina (pai, mãe e quatro filhos): pequenos sinais de esperança para as crianças e os jovens que moram no grande e esquecido bairro da Lixeira.


PRIMERIAS IMPRESSÕES


As primeiras impressões da Angola são de um povo alegre, otimista, que está trabalhando para reconstruir o país, depois de 30 anos de guerra civil, com muitos jovens esperando algo de bom... A situação econômica, porém, é muito mais difícil do que, em geral, no nordeste do Brasil: a produção local quase não existe, as fábricas são pouquíssimas e o comércio é, na quase totalidade, informal. O custo da vida é muito alto, porque tudo é importado!A capital, Luanda (6 milhões de habitantes), têm quase metade da população de todo o país (13 milhões), por causa da fuga do interior no tempo da guerra, e 70% deste povo vive em situação crítica, em favelas o bairros sem as mínimas estruturas (água, esgoto, luz, escolas...). A cidade se apresenta assim: pequenas casas, muita gente andando e vendendo nas ruas, nuvens de poeira em todo canto, engarrafamento constante nas estradas, poucas ruas asfaltadas, prédios sem conservação... Os desafios são muitos, mas nota-se, também, uma boa colaboração e um grande entusiasmo e isso ajuda a enfrentar e superar muitas dificuldades e obstáculos.



Que “Mamã Muxima” (que quer dizer “Mamma do coração” - assim é aqui invocada Nossa Senhora e Ela é a Padroeira da inspetoria salesiana da Angola) me ajude a conhecer sempre melhor esta nova realidade e a amar os jovens que encontrarei com a mesma paixão de Dom

Pe. Luiz De Liberali 

FESTA DE DOM BOSCO



A festa do padroeiro São João Bosco teve início no dia 23 de janeiro de 2009 com uma carreata, que tradicionalmente percorre as ruas das comunidades que integram a Paróquia, após a carreata ocorreu a Missa Solene que marcou a abertura dos festejos e foi presidida pelo Pároco Pe. Alfredo Boldori. Ao longo da semana, às 6h, foi celebrada a Santa Missa em todas as comunidades, com a presença da imagem de Dom Bosco, onde passavam o dia em reflexão, oração e às 19h retornavam trazendo a imagem do seu padroeiro juntamente com a imagem de São João Bosco em procissão para a Missa, que contou com as presenças do Arcebispo de Natal Dom Matias, Dom Heitor, Bispo Emérito, Pe. Alfredo, Pe. Diego, Pe. Giacomo, Pe. Mauro, Pe. João Carlos, Pe. Emerson, dos Diáconos Pedro, Ivonilson, Francisco e Zequinha. A participação da comunidade em todas as noites, tanto nas celebrações quanto na parte social, foi o diferencial da Festa em 2009, com barracas, diversão, canto e louvor a Deus, que começara já na gincana durante o dia, outra idéia que tornou mais participativa a Festa este ano. A festa foi marcada também pelos shows com cantores da comunidade e cantores conhecidos nacionalmente em todos os dias do evento. Dentre as atrações estavam os cantores: Cosme, João Batista, Laércio Oliveira (Canção Nova), Sônia e Léia, Sandro Menezes. As bandas: Via Espírito Santo, Isaias 12, Leão de Judá, Retrato, Apocalipse, Electrocristo, FDJ, Anjos de Deus, Nova Aliança e sem dúvida a atração mais esperada o Pe. João Carlos e banda que emocionou os fiéis com o melhor de sua música, no último dia de Celebração. Dia primeiro, antes da celebração da Santa Missa, os fiéis caminharam em procissão pelas ruas da comunidade cantando e louvando a Deus pelas bênçãos realizadas por Jesus Cristo através da intercessão do nosso padroeiro São João Bosco. Como fiéis, roguemos a São João Bosco que nos abençoe, para no próximo ano estarmos mais uma vez reunidos em uma Festa tão belíssima e inesquecível! São João Bosco e Maria Auxiliadora - rogai por nós.

Pollyana - Gramoré - Natal/RN (Suporte Site AJS)

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Colônia de Férias - Natal

Cultivar o amanhã nas comunidades de nossa Paróquia.


Aconteceram simultaneamente, de 04 a 11 de janeiro, três colônias de férias, nas comunidades: Gramoré (São Filipe), Pajuçara II (São Domingos Sávio) e Câmara Cascudo (Santo Expedito).
A responsabilidade da colônia de férias ficou com a AJS local, que contou com o apoio do nosso assistente salesiano Wilton, que nos ajudou nas formações e nas demais necessidades durante a realização da Colônia. “Foram dias vividos sobre a ótica do cultivar”, assim dizia outra grande força na colônia de férias, o salesiano Dayvson Soares, que se dedicou bastante e pôde sentir de perto o quanto nossas crianças necessitam de um melhor cultivar. A Colônia de Férias, além de ser um belíssimo momento para a evangelização das crianças, tem a grande função de desenvolver a participação social dos grupos de jovens de nossa Paróquia. Que Dom Bosco, o grande pai de tantos jovens perdidos, nos inspire nessa conscientização do cultivar os futuros cidadãos de nossa sociedade!

Marcelo - Gramoré/RN

ENTREVISTA COM Pe. PEREIRA


ASSUNTO: Sua transferência da Paróquia São João Bosco – Gramoré / Natal-RN






1 – Qual seu nome completo?
José Pereira Lima Filho




2 – Qual o período em que ficou na Comunidade do Gramoré?
Cheguei dia 02 de Janeiro de 2007 e sai dia 12 de janeiro de 2009, exatamente dois anos e sete dias.




3 – Quanto tempo de vida religiosa Salesiana?
Treze anos.




4 – O que você leva de positivo da comunidade do Gramoré?
A religiosidade das pessoas me impressionou bastante, sabendo que é difícil um povo que mora na capital ter tantas práticas religiosas, pois essa prática é mais forte no interior.




5 – O que mais te chamou atenção nesse período em que passou com os jovens do Gramoré?
A vontade de ver o Reino de Deus acontecer neste mundo, mesmo sabendo das dificuldades que todos os grupos encontram em sua caminhada.




6 – Tem alguma coisa que te deixou triste, ou decepcionado com a comunidade?
Em toda comunidade encontramos dificuldades, mas não me entristece as que aqui encontrei. As alegrias superaram todas as dificuldades, pois sou um homem de fé e esperança.




7 – Qual foi a sensação de acolher a juventude nesse momento de dificuldade?
Pra mim foi normal. Em toda obra por onde passei, encontrei sempre pequenas questões, mas isso não é motivo para me entristecer e deixar de lado a missão de evangelizar.




8 – Tens consciência de dever cumprido? Poderia ter feito mais pela juventude, Oratório e pelo Centro Educacional?
Tenho plena consciência da missão que me foi confiada. Quanto ao mais, outros farão melhor do que eu.




9 – O que você espera da Comunidade daqui pra frente?
Rezo, para que toda comunidade cresça sempre mais e melhor, fazendo o Reino de Deus acontecer nesta porção do RN.




10 – Fale um pouco da sua nova casa.
Estou agora na comunidade de Jaboatão - Cidade, junto com mais dois irmãos sacerdotes: Pe. James – Diretor e Pe. Sérgio – Vigário. Eu estou respondendo pelo Oratório Dom Bosco, uma obra social belíssima com quase oitenta anos de existência. Para mim é uma grande alegria puder dirigir esta obra tão Salesiana.


11 – A Comunidade do Gramoré vai ficar em seu coração? Tens o desejo de um dia voltar a trabalhar aqui?
Gramoré sempre esteve e estará em meu coração. Quanto ao retorno, não depende de mim, sou filho da obediência.




12 – Deixe um recado para as pessoas que sentirão sua falta.
Rezem por mim, para que eu seja fiel a missão que me foi confiada. E lembre-se que Jesus é o nosso maior amigo e conta com você e comigo para missão de evangelizar. Um abraço a todos.




Pe. José Pereira Lima Filho

Eduardo - Natal - Gramoré/RN