domingo, 11 de novembro de 2012

FESTIVAL DE TEATRO



Por Niely Polyane

A noite de sábado do XVII Festival da Juventude aconteceu no teatro Boa Vista. Enquanto todos aguardavam ansiosos pelo inicio das apresentações, algumas delegações se uniram com seus instrumentos e fizeram do momento uma grande festa musical e foi animação garantida ao som de muito axé.  Para acalmar a euforia a apresentadora da noite conduziu uma Ave Maria e então se deu inicio a abertura oficial.
O grupo de palhacinhos, chamado de A Trupe, apresentavam as delegações e era formado por jovens de várias delegações, inclusive de Natal-Gramoré, representado pelo jovem Yves. Eles faziam muitas gracinhas no intervalo de cada apresentação teatral, fazendo todos sorrirem enquanto esperavam pela próxima peça.
A primeira delegação a se apresentar foi a do Colégio Salesiano Dom Bosco – Parnamirim/ RN. A narrativa contava sobre a vida de vários adolescentes, suas mudanças de fases e a relação muito forte com os amigos. Tratou também de dilemas familiares, da mãe que maltratava a filha quando criança trazendo grandes consequências na sua vida social. No fim o que ficou mais forte foi o laço de amizade entre eles, onde o arrependimento e o perdão prevaleceram em suas vidas.
A segunda foi à delegação de Maceió que retratou a vida de jovens que viviam no mundo do crime, cometendo erros, vivendo em um mundo onde não se podia confiar em ninguém. Na peça eram quatro homens e uma mulher, a mulher chamada por Diana queria se vingar de Rico pensando que ele tinha sido o culpado pela morte do seu grande amor e por isso ela fingia gostar dele. Em uma festa todos se encontram com o propósito de matar o Rico, mas o fim foi trágico para todos, não restando um sobrevivente.
A terceira delegação foi a de Petrolina. A peça se inicia com um grande mistério a ser desvendado, então dois investigadores foram encarregados para a missão de encontrar algo muito importante que havia sido roubado do mundo a milhares de anos. Na busca eles encontravam várias pistas que os ajudavam a chegar ao fim dessa busca. Enfim, o segredo que eles buscavam revelar era que tínhamos que ter um olhar diferente da vida vivendo para Cristo.
A quarta foi à delegação de Bongi, que trouxe uma apresentação diferente das outras, eles iniciaram levantando toda a plateia para dançarem junto com eles a música coreana, auge do momento. Em seguida dançaram forró, bolero, samba e salsa, sempre com uma mensagem otimista e de esperança para a juventude que vive para Cristo. Uma das mensagens que a apresentação deixou foi que viver para Cristo não é fácil, mas algo que os fortalece é a amizade.
A quinta e última foi à delegação de Gramoré, com a apresentação “Os Vingadores de Gramoré”. Com suspense no ar a apresentação inicia com uma homenagem a Pe. João Carlos, onde o ator Ranieri o interpretou cantando a música “Quem me tocou”. Foi uma cena muito engraçada, assim como as seguintes que já é característica da Cia Cristo & Arte. A peça falava sobre uma jovem chamada de “Geraldina” que trabalhava muito em prol da evangelização de pessoas que viviam no erro, inclusive a personagem “Carminha” foi também evangelizada por ela. Mas, Geraldina não satisfeita queria um desafio maior e decide se tornar uma super heroína e então ela encontra com os vingadores: Capitão América, Thor , Incrível Hulk, Coronel Nick Fury, só o Homem de Ferro que não participou porque estava sem a armadura completa, que triste! Eles a propõe vários desafios “Sem noção” e ela consegue superar todos, claro! No fim Geraldina percebe que não precisa se tornar uma super heroína, pois ela já fazia este papel durante sua missão.
O festival de teatro foi um momento de descontração e de muita animação, onde as delegações puderam mostrar seus potenciais e se confraternizar em um momento de muita alegria.

Nenhum comentário: